compartilhe >>

Arauto Saúde: por que é importante visitar o dermatologista regularmente?


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 24/10/2020 08:00

Geral Arauto Saúde   ENTENDA

O dermatologista é o profissional responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano: a pele. Em uma consulta, ele pode avaliar a sua saúde, prevenir problemas e oferecer resultados necessários para cada situação. Por isso, visitá-lo com frequência é essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida.  O convidado do Arauto Saúde dessa semana, o dermatologista Vinicius Richter, salienta a importância da população em acrescentar na rotina, a visita ao especialista. 

Para o profissional, a ida ao dermatologista deve ser considerada uma das visitas médicas mais importantes que se pode fazer a um médico, periodicamente. Richter destaca que, embora o dermatologista seja o profissional que é procurado por pacientes para tratar crises agudas de doenças de pele ou para tratamentos estéticos, ele é um profissional conexo a quase todas as doenças que afetam o organismo. “A pele é o maior órgão do corpo humano e ela está influenciada por diversos sistemas, desde a parte cardiovascular, imunológica, doenças infecciosas e neurológicas. Ou seja, um grupo enorme de doenças influencia e aparece através da nossa pele”, explica o especialista. 

Por isso, conforme Vinicius, um exame periódico prescrito por um dermatologista serve não só para o diagnóstico de doenças estéticas ou relacionadas a tumores que necessitam de revisões constantes, mas também para a prevenção e diagnóstico precoce de enfermidades em outros sistemas. “A procura pelo médico dermatologista também ocorre de forma aguda, ou seja, é quando o paciente pode desenvolver um sintoma e necessita de uma avaliação precoce. Essa situação é a mais comum que observamos em doenças alérgicas ou em crises infecciosas”, frisa. 

Richter esclarece que, regularmente, o paciente percebe algum sinal ou sintoma que não é agudo, como uma coceira ou mancha que está crescendo devagar e que muitas vezes não chama a atenção. No entanto, ele ressalta que qualquer mancha ou sinal na pele, seja marrom, vermelha ou branca, que não existia antes, deve chamar a atenção do paciente para procurar um dermatologista, pois uma avaliação é sempre importante. “Na maioria dos casos, não diagnosticamos nenhuma doença grave, mas a avaliação é pertinente que seja feita sempre que houver alguma mancha ou lesão de pele que não existia e que permanece num período superior a 15 ou 30 dias”, enfatiza. 


Foto: divulgação
Para Richter, ida ao dermatologista é uma das visitas médicas mais importantes
Para Richter, ida ao dermatologista é uma das visitas médicas mais importantes