Divulgada primeira pesquisa eleitoral em Vera Cruz; veja quem sai na frente


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/10/2020 09:30

Geral   ELEIÇÕES 2020

A primeira pesquisa relacionada ao atual processo eleitoral em Vera Cruz, disponibilizada nesta quinta-feira, dia 15, aponta que a ex-prefeita Rosane Petry conta com 34,20% das intenções de voto, seguida pelos candidatos Eduardo Viana com 27,60%, Gilson Becker com 14,20% e Jerônimo da Silva com 1,20%, tendo os demais 22,80% acusado que ainda estão indecisos. Esse é o resultado apurado no questionamento induzido, quando pesquisadores indicam quem são os candidatos, mostrando nomes e imagens. O levantamento foi encomendado pela candidata Rosane Petry e encontra-se registrado no TSE sob o nº 02379/2020.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto LJM no sábado e domingo, dias 10 e 11 de outubro. Tendo consultado 500 pessoas, das quais 255 mulheres e 245 homens, respeitando a proporcionalidade do eleitorado no que tange à faixa etária, gênero, escolaridade, renda e local de moradia, apresenta uma margem de erro de 4,32% para mais e para menos. Com base na amostragem aleatória simples, seu intervalo de confiança foi calculado em 95%.

Na pesquisa espontânea (sem apresentar os candidatos) Rosane Petry teve 28,60% das intenções de voto, seguida por Eduardo Viana com 23,40%, Gilson Becker com 12,60% e Jerônimo da Silva com 1,20%. Nesta modalidade, o percentual de indecisos é de 34,20%.
Buscando apurar o nível de rejeição dos concorrentes ao pleito municipal, o levantamento indagou em quem os pesquisados não votariam.  Neste quesito, 57,20% disseram que não sabem em que não votariam. No entanto, 17,60% apontaram que não votariam em Rosane Petry, 13,20% em Eduardo Viana, 9,40% em Jerônimo da Silva e 2,69% em Gilson Becker.

Empate 

Considerando os 4,32% da margem de erro para mais e para menos, a pesquisa disponibilizada ontem mostra um empate técnico na corrida eleitoral vera-cruzense. Se o candidato Eduardo Viana tivesse seu percentual acrescido da margem técnica, somaria 31,92% das intenções de voto. Deduzindo o mesmo percentual das intenções de voto da candidata Rosane Petry, ela teria 29,88% das intenções de votos. Neste cenário, seria ultrapassada por Viana.

De outro lado, se as intenções de voto da candidata Rosane Petry fossem acrescidas da margem de erro, ela alcançaria 38,52%, ficando 15,24% à frente do candidato Eduardo Viana que baixaria para 23,28%, tendo deduzida a margem de erro de suas intenções de voto.

Indecisos

Faltando um mês do pleito municipal, agendado para 15 de novembro, a pesquisa realizada no último final de semana mostra que um expressivo percentual de eleitores ainda não definiu em que votará. Na pesquisa espontânea, 34,20% disseram que ainda não sabem em quem votar. Tendo sido apresentados os candidatos, na pesquisa induzida o percentual de indecisos caiu para 22,80%.

Mais pesquisas

Na presença de candidatos e representantes de todos os concorrentes à majoritária em Vera Cruz, no dia 18 de setembro, o Grupo Arauto antecipou que não faria pesquisa eleitoral, disponibilizando suas plataformas para divulgar pesquisas devidamente registradas perante a Justiça Eleitoral. Em vista desta conduta previamente combinada com todos os concorrentes, o Jornal Arauto está divulgando nesta sexta-feira a primeira pesquisa que lhe foi disponibilizada e manterá a possibilidade de divulgar outras pesquisas, desde que contratadas por candidatos, partidos ou coligações, com o devido registro legal.


Arte Jornal Arauto
Divulgada primeira pesquisa eleitoral em Vera Cruz; veja quem sai na frente