Veja como está sendo o retorno das escolinhas de futebol na região


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 17/10/2020 10:00

Geral   COM SEGURANÇA

Após meses de inatividade, escolinhas de futebol da região voltaram a realizar treinamentos, seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança divulgados por cada município. Coordenadores, pais e alunos não escondem a alegria e o entusiasmo pela volta das atividades esportivas, mesmo que em um primeiro momento, de forma restrita.

Em Vera Cruz, a Korpus Futsal retornou no dia 30 de setembro. Além da equipe em Vera Cruz, os núcleos de Candelária e Vale do Sol voltaram recentemente. Iniciado em 2019, o projeto na Capital das Gincanas conta com a coordenação de Douglas dos Santos Braga e Rodrigo Lisenko Magno, atendendo cerca de 90 crianças e adolescentes entre três e 15 anos. Segundo Rodrigo, os protocolos exigidos para a volta estão sendo seguidos e respeitados, tendo a adaptação sida muito tranquila, tanto da parte dos profissionais, como dos alunos. Em um primeiro momento, apenas treinos físicos e táticos estão sendo realizados com os alunos, atualmente no ginásio Segefredo Werner, popularmente conhecido como Guidão. 

Rodrigo ainda ressalta que todos estavam ansiosos pelo retorno, e não esconde a satisfação com a retomada. “Nós, como professores, estamos muito felizes com a volta, pois o esporte é sinônimo de saúde. As crianças também estão muitos felizes por poderem  retornar a fazer o que gostam, que é a atividade física”, disse.

SANTA CRUZ DO SUL

A Associação Genoma Santa Cruz também já retomou os treinamentos. O coordenador da associação, Leandro Carlz, afirma que o protocolo tem sido respeitado com o uso de máscaras, medição de temperatura e higienização com álcool em gel por alunos e professores. Atualmente, cerca de 70% dos atletas que estavam matriculados em março já estão treinando e o número tem crescido a cada semana. Recentemente, um levantamento feito pela associação revelou que 27 alunos que passaram pelo Genoma estavam vinculados a equipes profissionais.

Segundo o coordenador, os treinamentos estão sendo divididos atualmente em três  partes: física (são realizados exercícios de coordenação, agilidade, velocidade, resistência, força), técnica (condução, drible, passe, domínio) e finalização (chute a gol). Cada atividade tem a duração de 30 minutos, e ao fim de cada treino, os alunos são orientados a higienizar as mãos com à aplicação de álcool em gel disponível nos três campos do Centro de Treinamento Planeta Bola, localizado no Bairro Várzea.

Leandro ainda salienta a animação que os alunos têm demonstrado nessa retomada das atividades. “É possível ver no rosto deles a alegria em poder  fazer o que gostam, que é jogar futebol, rever os amigos e se dedicar ao sonho de ser um jogador profissional”, ressalta.

A alegria daqueles que estavam ansiosos pela volta

Foram meses de espera que os alunos da Korpus Futsal enfrentaram até a retomada das atividades. A ansiedade pelo retorno tomava conta daqueles que encontravam nos treinos, uma forma de seguirem os seus sonhos e praticarem atividade física.

Integrante do projeto desde o início, em 2019, o aluno Victor José Zuse Ebrin, de 10 anos, conta que estava na expectativa pelo reencontro com amigos e professores. Acostumado com a rotina de treinos três vezes por semana, Victor revela que até jogava futebol sozinho em casa, nada comparado às tardes que passava com colegas de equipe no ginásio Poliesportivo de Vera Cruz, local usado para as atividades antes da pandemia. O jovem ainda ressalta o apoio que os pais têm dado para ele seguir o sonho de ser jogador de futebol. “Eles sempre me apoiaram. Quando me assistem jogar, falam que eu sou muito bom. Isso me deixa feliz”, disse.

Com orgulho, o aluno relembra o título da Liga de Integração que conquistou no ano anterior, pela categoria sub-11 da Korpus. O título da categoria de Victor também foi acompanhado pelas equipes do sub-8, sub-11, sub-13 e sub-15, tendo os alunos do sub-9 ficado no terceiro lugar. As finais da competição foram realizadas em Paraíso do Sul, e reuniram centenas de pais, atletas e coordenadores.

A volta dos treinamentos tem se mostrado vantajosa segundo Victor, que diz  ter percebido melhora considerável na parte técnica e emocional. Gremista, o jovem que atua  na escolinha  como zagueiro, compartilha o gosto pelo esporte mais popular do país com outras 90 crianças e adolescentes. A Korpus Futsal,  além de proporcionar um momento de integração para os alunos, se preocupa com a formação social dos meninos, que aprendem desde o início dos treinamentos valores básicos para se tornarem pessoas com consciência do seu papel na sociedade.

Os treinos ocorrem nas segundas, quartas e sextas, no “Guidão”, seguindo todos os protocolos de segurança divulgados.

 


Foto: Caroline Moreira / Jornal Arauto
Como medida de segurança, alunos e professores estão realizando as atividades utilizando máscara
Como medida de segurança, alunos e professores estão realizando as atividades utilizando máscara

Foto: Taliana Hickmann / Jornal Arauto
Jovens e crianças retornaram com entusiasmo às práticas esportivas
Jovens e crianças retornaram com entusiasmo às práticas esportivas