compartilhe >>

Trabalhadores das indústrias do tabaco querem INPC e 1% de ganho real


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 15/10/2020 10:58
Atualizado 15/10/2020 13:04

Geral   REAJUSTE

Os trabalhadores das indústrias do tabaco já finalizaram a primeira proposta de reajuste salarial que será apresentada na negociação coletiva de 2020. A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo Afins (Fentifumo) apresenta na próxima semana o pedido de repasse integral da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, mais 1% de ganho real sobre as remunerações.

O presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior explica que os trabalhadores destacam dois pontos considerados essenciais nas negociações com cada uma das indústrias. “Entre as cláusulas econômicas, o destaque ficou com o repasse integral do acumulado da inflação do INCP, com o acréscimo de 1%. Esta é a proposta inicial formalizada pelos trabalhadores, nas assembleias que ocorreram dentro das empresas Souza Cruz e JTI”, pontua.

A também, o segundo ponto convergente entre a categoria diz respeito a manutenção dos contratos – seja para trabalhadores de safra, os sazonais, seja para efetivos – para pessoas dos grupos de risco do novo coronavírus. “Junto dos sindicatos filiados, seguimos mobilizados para que os trabalhadores com mais idade ou doenças que são fator de risco à Covid-19 não sejam excluídos no próximo ano”, complementa Baptista Júnior.

Na próxima semana a Fentifumo entregará as propostas aprovadas pelos trabalhadores as empresas Souza Cruz e JTI. Após este ato, as indústrias devem analisar os pleitos dos trabalhadores, e na sequência propor uma nova reunião entre a Fentifumo e os sindicatos, para que seja feita a análise da proposta patronal. “Ainda não sabemos como serão feitos estes processos, se iremos realizá-los na indústria, como foram feitos os primeiros encontros em outubro. A nossa intenção, no entanto, é concluir o processo até novembro, data-base dos trabalhadores destas duas empresas”, declara o presidente da Fentifumo.

Em dezembro devem ocorrer as negociações com todas as demais empresas, exceto a Philip Morris, cuja data-base das convenções e negociações coletivas é o mês de janeiro.


Foto: Divulgação
Trabalhadores querem INCP e 1% de ganho real
Trabalhadores querem INCP e 1% de ganho real