compartilhe >>

Sindicatos fazem ato pedindo segurança no retorno às aulas da rede estadual em Santa Cruz


Publicado 15/10/2020 10:07
Atualizado 15/10/2020 10:21

Geral   EDUCAÇÃO

Com cartazes e faixas, dezenas de pessoas ligadas ao Cpers, Conselho da Saúde, Sindicato dos Metalúrgicos, União dos Estudantes Santa-Cruzenses (Uesc), representantes de escolas estaduais e Conselho da Mulher solicitaram mais segurança no retorno às aulas estaduais, previstas para semana que vem. Além disso, reivindicaram testagem na comunidade escolar e maior preparo antes da recepção aos alunos. A mobilização foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) em frente à sede da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). 

Segundo o secretário do 18º Núcleo do Cpers, Elbe Marques Belardinelli, o ato realizado em Santa Cruz do Sul também ocorre em todo o Rio Grande do Sul: "Nós queremos voltar, mas com segurança. Hoje faz duas semanas que as direções das escolas estão esperando os EPIS chegarem nas instituições, mas o Governo disse que chegaria na semana passada. Eu pergunto para a comunidade: será que é possível voltar às aulas assim?"

Ainda conforme ele, caso não exista o cuidado adequado, o vírus poderá estar dentro das escolas e isso será arriscado à saúde de todos. A intenção é também fazer com que o governador assine um termo de responsabilidade. Ele ainda questiona: "O que é mais importante hoje: a vida ou colocar todos em risco?".

Os manifestantes ainda vão encaminhar um ofício para a 6ª CRE reivindicando mais segurança.