“Na atual gestão já fizemos muito, realizando projetos que ficavam apenas no discurso”, frisa Maiquel Silva


Por: Portal Arauto
Publicado 14/10/2020 07:07
Atualizado 14/10/2020 11:25

Política   ELEIÇÕES 2020

Para completar a apresentação e entrevistas com os candidatos a Prefeito de Vale do Sol, é a vez do atual gestor do município, que representa o Progressistas e tem o apoio do PTB. Maiquel Evandro Laureano Silva tem 34 anos e reside em Rio Pardense. É graduado em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo. Maiquel conta que sempre foi um líder estudantil e comunitário. Desde cedo, auxiliava seus avós nas atividades agrícolas e trabalhou em vários setores do comércio local. Iniciou sua trajetória política com incentivo dos pais, familiares e amigos em 2004, quando foi eleito o vereador mais jovem do estado e segundo do País, com 18 anos. Neste pleito, ainda assumiu pastas importantes como, Agricultura e Administração.

Em 2008 foi reeleito Vereador. Foi Presidente do Poder Legislativo nos anos de 2010 e 2011. Por três anos e meio foi assessor parlamentar junto à Assembleia Legislativa, no gabinete do deputado estadual Adolfo Brito. Em 2017, com 30 anos, foi eleito Prefeito de Vale do Sol, cargo que ocupa atualmente. Em 2018, ainda foi Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).

Por que decidi me candidatar para governar Vale do Sol?

“Decidi ir à reeleição porque já fizemos muito por Vale do Sol e muitas pessoas reconhecem o nosso trabalho. Durante os quatro anos idealizamos projetos que há anos ficaram apenas no discurso. Sempre buscamos dar o nosso melhor, com muita dedicação, humildade, respeito e trabalho. E queremos dar continuidade ao crescimento do nosso município, defendendo uma política que se renova, pensando no futuro. Eu sempre fui movido pelo sonho que posso contribuir pelo progresso do município que me criou. Minhas lutas são muitas e são por muitos. O que não muda é que todas são guiadas por honestidade e muito trabalho. Aliás, de trabalho eu não tenho medo. Ficar apenas assistindo ou reclamando não faz parte de quem eu sou. E sei que tenho muita energia, força de vontade e conhecimento para continuar trabalhando pelo nosso povo. Tenho esperança no amanhã, na nossa gente e nas oportunidades que podem nascer aqui nessa terra. É por isso que quero seguir minha missão como gestor público e fazer ainda mais pelas pessoas e pelo nosso Vale.”

 

A pandemia refletiu para todos, também no setor público, especialmente na saúde, educação e economia. Qual o desafio, a partir de 2021, para voltar a crescer, seja no setor industrial, seja no comércio? Como fomentar a empregabilidade e buscar novas fontes de recursos?

“Conhecendo a realidade de Vale do Sol, sabemos que uma das principais carências é a empregabilidade. Para atender essa demanda, vamos dar continuidade à implantação do Distrito Industrial, com a busca de empresas para se instalar no local, junto a RSC-287, em Faxinal de Dentro. Além de trazer novas empresas, o objetivo é incentivar a compra no comércio local, com a ampliação da Campanha “Vale do Sol é Nota 10”, do Programa Nota Fiscal Gaúcha, com sorteios mensais de prêmios para quem comprar em Vale do Sol. Assim como, implantar a sala do empreendedor, para estimular a abertura de novas empresas e auxiliar o comércio, indústria e serviços em gerais para buscar recursos, conhecimento técnico e parcerias.”

 

A população sempre clama por obras públicas. Melhoria de estradas, pavimentações, água, revitalização de espaços, novas construções. Na sua visão, qual a maior carência em Vale do Sol e o que deve ser assumido como prioridade na sua nova gestão?

“Na atual gestão já fizemos muito, realizando projetos que ficavam apenas no discurso. Em 2019, inauguramos a primeira Creche Municipal de Vale do Sol, sendo que estava interditada até 2016, precisando ser reestruturada para um novo método de construção. Esse era um sonho antigo da comunidade que saiu do papel. A educação infantil vai continuar sendo uma das nossas prioridades. A partir de 2021 queremos implantar creche no interior, ampliando a oferta de atendimento em turno integral para crianças de 0 a 5 anos. Com a grande extensão de área rural em nosso município, outro ponto importante é a continuidade das obras de pavimentação em Linha Trombudo em direção à região serrana, Rio Pardense, Formosa e Faxinal de Dentro. Além disso, queremos dar continuidade ao alargamento e melhorias da estrada da região serrana, já iniciada na atual gestão. Outra prioridade é a revitalização do acesso que liga o Centro a RSC-287 (calçamento).”

Vale do Sol é reconhecidamente uma terra de vocação agrícola. Tem no tabaco a principal economia, mas não para por ali. Qual o plano que envolve a valorização da agricultura, considerando os plantios, a diversificação, as agroindústrias e sua estrutura necessária para desenvolver (boas estradas, água, energia suficiente...)?

“O que move a nossa economia é a agricultura. Portanto, vamos implantar o Centro Municipal de Formação Profissionalizante e Treinamento Agropecuário, sendo que a área para instalação já foi adquirida em Formosa. Também vamos oferecer cursos de capacitação aos agricultores, mulheres e jovens rurais, que buscam ampliar o seu conhecimento. As agroindústrias também continuarão recebendo apoio do Poder Público, com incentivo à compra de produtos agrícolas locais e oferecendo transporte para que os produtos cheguem em outros municípios. E queremos ampliar o incentivo à agricultura familiar na compra de gêneros para alimentação escolar. Outro ponto é manter a patrulha agrícola, buscar recursos para ampliação dos maquinários e equipamentos, continuando a manutenção gratuita aos acessos a propriedades rurais. Assim como, dar continuidade nas melhorias do abastecimento de água, com captação de novas fontes e ampliação das redes de água, garantindo a estrutura necessária aos produtores rurais.”


Foto: Caroline Moreira/Jornal Arauto
Candidato à reeleição tem como vice o vereador José Valtair dos Santos, em chapa pura do PP
Candidato à reeleição tem como vice o vereador José Valtair dos Santos, em chapa pura do PP