compartilhe >>

Novo sistema de recolhimento de lixo começa nesta quinta-feira


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/10/2020 07:00
Atualizado 13/10/2020 08:19

Geral   HORA DE SEPARAR

Vera Cruz adotou um novo cronograma de recolhimento do lixo na zona urbana, que passa a valer a partir desta quinta-feira (15). Para os moradores do centro e dos bairros do município, dois apelos vindos do Departamento Municipal do Meio Ambiente (DEMA): que separem o lixo reciclável do que é rejeito, e que a partir disso se coloque nas lixeiras o material no dia correto. Para dar certo, frisa o coordenador do DEMA, Ricardo Konzen, é preciso que a sociedade seja participativa e abrace este novo processo, que vem para contribuir com o meio ambiente e reduzir os gastos públicos empregados no serviço. Toda mudança, enaltece o dirigente, é uma questão de incorporação de novos hábitos. Com a separação do lixo não é diferente.

O lixo reciclável será destinado diretamente à associação dos catadores, a Acotrali, gerando renda aos trabalhadores. Com isso, reduz o volume do rejeito na coleta normal. Considerando que o Município paga a tarifa de recolhimento por peso, quanto mais conscientização da população, menos vai sobrar no lixo comum, tornando-o mais leve e, consequentemente, mais barato.

NA PRÁTICA

O novo cronograma inicia nesta quinta-feira, mas os dois primeiros dias são de coleta regular do lixo: ou seja, o que não é reciclável. É neste sábado que a coleta seletiva estreia, focando nos bairros Boa Vista, Monte Belo, Arco-Íris, Leopoldina, São Francisco, Vila Triângulo, Cipriano de Oliveira, Losekamp, Rincão da Serra e Ferraz (asfalto da RSC-287). A coleta seletiva (do material reciclável) ocorre com o caminhão gaiola em dois dias da semana: quartas-feiras e sábados.

 


Arquivo Arauto
Comunidade deve ser participativa e consciente na hora de separar o reciclável
Comunidade deve ser participativa e consciente na hora de separar o reciclável