compartilhe >>

"Assim como escolhi ser médico, decidi colocar meu nome a disposição justamente para cuidar mais da população", diz Rodrigo Borges


Publicado 11/10/2020 08:00
Atualizado 11/10/2020 11:42

Região   ELEIÇÕES 2020

O terceiro entrevistado da série do Grupo Arauto com os candidatos a prefeito de Rio Pardo é Rodrigo de Castro Borges, do Republicanos. O médico, de 43 anos, tem como candidato a vice Paulo Botelho (PSL) na coligação "Um futuro melhor", que conta ainda com o PSD e PSDB.

Formado desde 2003, Rodrigo tem histórico de atuação em emergências, UTI, tutor acadêmico da residência de clínica médica e cirurgia pela APESC, médico do Banco de Sangue, médico da Saúde da Família, além de trabalhos no SAMU e médico emergencialista dos hospitais Ana Nery, Santa Cruz e Rio Pardo. Ingressou na política em 2007 pelo Democratas. Foi vereador no mandato de 2013 a 2016, tendo saído no último ano para auxiliar na estrutura do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo como médico da emergência e das internações. 

Por que decidir colocar meu nome para concorrer à prefeitura de Rio Pardo?

"Há aproximadamente três anos vinha demonstrando descontentamento com as gestões municipais e pensava que poderíamos fazer diferente. Em uma ida até a rádio, expressei esse descontentamento e lancei uma ideia: Que todos os partidos políticos se unissem em prol da população. Não foi possível. Então, assim como escolhi ser médico e penso que minha profissão me escolheu, decidi colocar meu nome a disposição justamente para cuidar mais da população, fazendo uma política de inclusão, ouvindo mais aqueles que precisam".

O que Rio Pardo mais precisa hoje?

Rio Pardo precisa se colocar nas páginas econômicas no cenário local, com agricultura forte, estradas em condições, saúde de qualidade com atendimento humanizado e uma educação eficiente, valorizando e qualificando todos os servidores municipais, criando uma rede de informações para o melhor atendimento e retorno aos usuários.

O que pretende fazer pelo desenvolvimento do município em áreas como economia, educação e saúde?

"Para melhor estruturar a nossa economia, queremos elevar a participação industrial do PIB de Rio Pardo, com o intuito de agregar indústrias de base tecnológica e estratégicas, fomentando pequenos negócios, a fim de criar políticas e estratégias locais, como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico. Além de reestruturar a central do empreendedor para modernizar o empreendimento, para facilitar a liberação de alvarás e outros atendimentos necessários, queremos também revitalizar o distrito industrial. Implantar cultura empreendedora e implementar plano municipal de desenvolvimento econômico, será um grande foco para alavancar a nossa economia.

Pela educação, vamos organizar programas para aperfeiçoamento dos professores da rede municipal, através de cursos e fortalecer a satisfação pessoal para melhorar o desempenho. Além de grande apoio ao Sindicato dos Professores e integração de programas como Primeira Infância Melhor, para poder conhecer melhor a necessidade dos alunos, desenvolver o tradicionalismo, envolvendo projetos integrados para incentivar nossa cultura municipal e estadual. Valorizar também os produtores municipais para compras de produtos alimentícios nas escolas. Implantar cronogramas para ouvir professores, alunos e pais, para melhor analisar as necessidades. Melhorar a acessibilidade programática, metodológica e comunicacional, com programas e melhores acessos às pessoas com deficiências. Além de programas para esclarecimento contra as drogas, contamos também com melhorias de acesso à internet e uso da tecnologia para professores e alunos da rede municipal.

Pela saúde, temos que organizar e melhorar a gerência do Hospital Regional, fazendo que os funcionários daquele local percam o medo de demissão pela troca constante de gestão, gerando estabilidade a todos. Criar rede de informações entre a rede básica e o Hospital, agilizar as cirurgias eletivas e melhorar a resolutividade do atendimento básico".


Foto: Divulgação
Médico tem como candidato a vice Paulo Botelho (PSL) na coligação "Um futuro melhor", que conta ainda com PSD e PSDB
Médico tem como candidato a vice Paulo Botelho (PSL) na coligação "Um futuro melhor", que conta ainda com PSD e PSDB