compartilhe >>

Inicia nesta sexta-feira a propaganda eleitoral no rádio e na TV


Publicado 08/10/2020 21:11
Atualizado 08/10/2020 21:35

Política   CAMPANHA

Ao top de cinco segundos, propaganda eleitoral gratuita... A vinheta radiofônica irá identificar o início de mais uma etapa dentro da busca pelo voto dos candidatos às Prefeituras e Câmaras de Vereadores. A partir desta sexta-feira, dia 9 de outubro, os ouvintes da Arauto FM 95,7 irão acompanhar as propostas dos postulantes de Vera Cruz. Serão dois momentos do dia: pontualmente às 7 horas e ao meio-dia, com duração de 10 minutos cada. Além disso, ao longo da programação irão ocorrer inserções de 30 segundos, tanto dos candidatos a vereador, quanto dos prefeituráveis - totalizando 70 minutos/dia. 

Toda a mídia eleitoral de rádio é gratuita e prevista em legislação. Os partidos políticos são os responsáveis pelas produções, ficando à emissora apenas a veiculação dos materiais. Em Vera Cruz, a Rádio Comunitária também irá veicular o conteúdo, entrando em rede com a Arauto nos dois momentos de programas eleitorais. As inserções ao longo da grade de programação foram acertadas entre os partidos e a emissora, seguindo o que determina a legislação.

A Produção

Nos últimos dias, as coligações têm intensificado as produções dos materiais de campanha no rádio. A de Rosane Petry e Waldir Justmann, formada por cinco partidos, é a que terá o maior tempo no programa eleitoral: 5 minutos e 13 segundos. Na sequência vem a coligação de Gilson Becker e Claudério Ferreira, com 3 minutos e 9 segundos. A chapa de Jerônimo Dilamar da Silva terá 1 minuto e seis segundos e a chapa de Eduardo Viana, 30 segundos. A distribuição de tempo é realizada pela Justiça Eleitoral, com base no número de deputados eleitos de cada partido.

Programação

Com a veiculação da propaganda eleitoral gratuita, a programação da Arauto FM 95,7 terá pequenas alterações a partir desta sexta-feira. O Bom Dia Arauto irá começar às 7h10min, logo após o término dos programas políticos - tradicionalmente, ele inicia às 7 horas. Já o Arauto Repórter Unisc, programa jornalístico na faixa do meio-dia, irá começar mais cedo: às 11h30min. A duração do noticiário não tem alteração. Essas mudanças valem de segunda a sexta-feira. No sábado, embora tenha a propaganda eleitoral, ela apenas ocupará parte dos programas Adoração e Prosit Schwarzer Peter, não alterando início e término de programa já existente na grade. A propaganda eleitoral no rádio termina no dia 12 de novembro.


Arquivo Grupo Arauto
Inicia nesta sexta-feira a propaganda eleitoral no rádio e na TV