Quem trafegou nos últimos dias pela rua Intendente Koelzer, em Vera Cruz, no sentido bairro/centro - no trecho entre o Mercado Central e o Clube Vera Cruz - se deparou com intervenções novas no trânsito. Na sexta-feira passada, a lombada eletrônica, instalada próxima ao Clube, foi realocada para mais perto do supermercado. A mudança, justifica o coordenador do Departamento de Trânsito, Márcio Hoesker, busca chamar a atenção dos motoristas para redução da velocidade – permitida em até 40km/h – e evitar acidentes, já que o movimento de veículos e pedestres no local é intenso. O controlador de velocidade já foi aferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), explica Márcio, e começa a autuar a partir de hoje.
Conforme Márcio, as melhorias nas proximidades dos supermercados do município já vêm sendo estudadas pelo Conselho Municipal de Trânsito, juntamente com a Secretaria de Obras, há bastante tempo. Além da mudança recente junto ao Mercado Central, lembra as intervenções já realizadas no trânsito da rua Roberto Gruendling, no entorno do Back Supermercado. No local, uma divisória de pista impede o acesso no estacionamento do mercado para os condutores que seguem no sentido Santa Cruz/Vera Cruz e uma faixa elevada foi instalada. Mais adiante, na curva em “s”, junto à antiga Casa Assmann, a conversão à esquerda é bloqueada para quem segue pela Martim Francisco e quer ingressar na Roberto Gruendling.
Outro ponto na cidade que deve receber melhorias para dar mais segurança aos condutores e pedestres é o das proximidades do Super Alegria, na Avenida Nestor Frederico Henn. O coordenador do departamento explica que a intervenção só será possível depois de realizados o recapeamento e a pavimentação asfáltica do trecho - obra que será feita somente após as eleições municipais - , mas não detalhou, ainda, o que será feito no local. “Percebemos que o índice de acidentes diminuiu bastante no trecho já modificado, junto ao Back, conforme os dados que a Brigada Militar nos repassa. Por isso, estão sendo realizadas e estudadas outras intervenções, que mais à frente podem ser modificadas novamente, já que no trânsito nada é definitivo, as melhorias são realizadas conforme a necessidade”, completa Márcio.