"Levamos sempre carinho e auxílio às pessoas com câncer", diz presidente da Liga Feminina de Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Publicado 12/10/2020 20:42
Atualizado 13/10/2020 08:52

Geral   TRABALHO VOLUNTÁRIO

Embora o mês de outubro seja voltado à campanha do Outubro Rosa, com foco na prevenção ao câncer de mama, o trabalho da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul é intenso o ano inteiro. Com sede situada junto ao Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery, a Liga conta atualmente com 220 cadastros de pacientes de baixa renda, sendo 139 mulheres e 70 homens. Desse total, 118 são pacientes com mais de 60 anos e a maioria enfrenta uma luta contra o câncer de mama. 

Segundo a presidente da Liga, Michele Henn Waechter, a entidade realiza um trabalho voltado ao auxílio na compra de medicamentos para dor, enjoo, infecções e outros problemas. Cada pessoa cadastrada tem direito a adquirir medicamentos no valor de R$ 170 por mês. Além disso, a Liga busca arrecadar alimentos não perecíveis e de higiene pessoal para serem entregues às pessoas atendidas. 

Há cerca de cinco meses, Michele destaca que 25 famílias com maiores dificuldades financeiras recebem kits com roupas, alimentos e outros materiais como forma de auxílio. Diante disso, segundo ela, torna-se muito importante as pessoas auxiliarem a Liga Feminina de Combate ao Câncer com doações - sempre necessárias - seja em dinheiro ou de outra forma. Ainda acrescenta que é através do apoio e colaboração da comunidade que a Liga tem se mantido atuante em Santa Cruz. 

Além das doações e do auxílio na compra de medicamentos, periodicamente os pacientes cadastrados na Liga recebem visitas de voluntárias que realizam o acompanhamento e tomam nota das principais demandas. Mesmo após o término do tratamento contra o câncer, as visitadoras continuam fazendo o acompanhamento. "Existe uma preocupação muito grande com o próximo. A entidade trabalha em prol dos pacientes com câncer há 42 anos em Santa Cruz, levando apoio e auxílio para pessoas que enfrentam a doença", complementa Michele. 

Em alusão ao Outubro Rosa, ela ressalta que estão programadas algumas ações. A intenção é realizar algumas lives sobre prevenção do câncer, além de um novo drive-thru para arrecadar alimentos e um chá no mesmo modelo.NO dia 17 será realizado um drive-thru em frente à Casa da Arauto FM em Santa Cruz para distribuições de fôlderes sobre prevenção ao câncer, arrecadação de alimentos e contribuições financeiras e venda dos produtos com a marca da Liga. A ação será das 9h30min às 12h30min. Já no dia 29 ocorrerá o Chá Outubro Rosa by Sandra Tolotti, no formato drive-thru também.A Retirada será no União Corinthians, das 15h às 18h30min. Os convites estão à venda por R$ 30 com voluntárias da Liga.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar e ser um paciente atendido pela Liga é necessário apresentar documento pessoal, além de comprovantes de renda e residência e outro documento que comprove o diagnóstico de câncer. Tanto homens quanto mulheres podem fazer o cadastro. 

Como ajudar a Liga?

As doações, seja em dinheiro, produtos de higiene pessoal, roupas, alimentos ou outros itens, podem ser entregues diretamente na sede da Liga, situada junto ao Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery ou, ainda, as voluntárias vão até o local e buscam as doações. O dinheiro também pode ser depositado na conta: Banco do Brasil: Agência 0180-5 CC 34676-4 / Banrisul: Agência 0340 CC 060511480-1 (CNPJ 04325088/0001-72).


Foto: Divulgação
Em agosto, Grupo Arauto apoiou a Liga Feminina de Combate ao Câncer na realização de um drive-thru
Em agosto, Grupo Arauto apoiou a Liga Feminina de Combate ao Câncer na realização de um drive-thru