compartilhe >>

Fentifumo e sindicatos vão às indústrias realizar assembleias


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 05/10/2020 09:00
Atualizado 05/10/2020 10:23

Geral   NEGOCIAÇÃO COLETIVA

A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) dará início, nesta semana, às assembleias de pauta com os trabalhadores, para dar início às convenções coletivas da categoria. Na quarta-feira, a federação e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (Stifa), realizam assembleias na Souza Cruz e JTI.

O presidente da Fentifumo Gualter Baptista Júnior explica que é interesse da entidade promover a discussão com a categoria, no entanto, o cuidado com saúde dos trabalhadores ainda é o mais importante. A própria federação havia sugerido às empresas que não realizassem as assembleias enquanto houvesse o risco de contaminação com o novo coronavírus, repassando a correção salarial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), nas datas-bases dos trabalhadores, e após, no ano que vem, realizassem os processos presenciais.

Com a negativa das empresas, a solução encontrada foi utilizar os protocolos criados dentro das fábricas para então promover as assembleias de pauta. “Pela primeira vez iremos realizar estas assembleias dentro das indústrias, será um momento de chamar o trabalhador para criar a pauta de reivindicação deste ano”, complementa o presidente.

Com data-base para o mês de novembro, trabalhadores da Souza Cruz e JTI são os primeiros a realizarem a assembleia de pauta no novo formato. “No turno da manhã discutiremos com os colegas da Souza Cruz, à tarde é a vez dos trabalhadores da JTI. Destas assembleias resultarão as propostas de benefícios e reajuste para discussão nas negociações”, esclarece o presidente da Fentifumo. 

Após as assembleias de Santa Cruz do Sul, para Souza Cruz e JTI, a Fentifumo reúne-se com os sindicatos de Rio Negro, Tubarão e Rio do Sul, que já realizaram as assembleias de pauta com os trabalhadores, para dar sequência ao processo de construção das negociações com as empresas.

Garantia de emprego ao grupo de risco

Uma das pautas a serem trabalhadas pela Fentifumo, da qual a federação não abrirá mão, nas negociações salariais deste ano diz respeito à manutenção dos empregos nas indústrias do tabaco. Pauta permanente na luta pela continuidade do emprego aos 40 mil trabalhadores no país, neste ano sobe de tom. A necessidade de preservar os empregos trabalhadores de sazonais e efetivos que estão nos grupos de risco do novo coronavírus tornou-se uma necessidade. “Temos que garantir que estres trabalhadores não serão discriminados e nem ficarão à margem do mercado de trabalho a partir de agora”, destaca Baptista Júnior.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus – em março desde ano – que a Fentifumo acompanha as ações em favor da saúde, mas focada também na manutenção dos postos de trabalho. “Nós queremos garantias que estes trabalhadores não ficarão sem suas oportunidades, no caso dos sazonais, assim como os que fazem parte do quadro efetivo não podem perder seus empregos. Esta, sem dúvida será uma pauta nestas negociações”, antecipa o presidente.


Foto: Divulgação
Fentifumo e sindicatos vão às indústrias realizar assembleias
Fentifumo e sindicatos vão às indústrias realizar assembleias