compartilhe >>

Plano prevê retomada das visitas presenciais nos presídios gaúchos a partir do dia 16


Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Publicado 02/10/2020 20:21
Atualizado 02/10/2020 20:22

Covid-19   PANDEMIA

A Seapen e a Susepe promovem neste sábado (3) a prorrogação por mais 12 dias da suspensão de visitas presenciais nos estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul. O novo prazo se esgotará no dia 15 de outubro, data a partir da qual poderão ser retomadas as visitas em território gaúcho, conforme cronograma detalhado por cada unidade.

A decisão de liberação tem por base um plano de retomada gradual e controlada, o qual está em fase de validação junto aos órgãos competentes, dentre eles a Secretaria Estadual da Saúde e o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19. A retomada se dará no momento em que os indicadores relacionados à pandemia apresentam melhoras consistentes, com redução das taxas de contaminação, internações e óbitos.

As visitas presenciais, no sistema prisional gaúcho, foram suspensas em 23 de março, como forma de prevenção à disseminação do Coronavírus. Em 8 de abril, foi instituída a modalidade de visita virtual, como forma de mitigar o distanciamento ocasionado pela suspensão das visitas presenciais e de manter, na medida do possível, o vínculo da pessoa presa com o mundo externo, especialmente com seus familiares. O sistema já funciona em 101 casas prisionais do Rio Grande do Sul e permanecerá em expansão mesmo após a retomada das visitas presenciais.


Foto: Asscom/Susepe
Suspensão ocorreu em 23 de março como forma de prevenção ao coronavírus
Suspensão ocorreu em 23 de março como forma de prevenção ao coronavírus