compartilhe >>

Coluna temática vai relembrar Oktoberfest


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 03/10/2020 14:00

Geral   NO JORNAL ARAUTO

Começou outubro. O mês da Oktoberfest, de vestir o traje típico, de se preparar para dançar polonaise, de ensaiar para os jogos germânicos. Mas em 2020, a tão esperada Festa da Alegria de Santa Cruz do Sul não irá ocorrer nos moldes tradicionais. A pandemia impede. No intuito de reviver um pouco da história germânica, porém, o Jornal Arauto dará início na próxima terça-feira, dia 6, a uma coluna temática sobre a festa que é símbolo na região. Dança, culinária, vestimenta e jogos terão espaço. A cada semana, um novo tema ganhará as edições do impresso, bem como o Portal Arauto. Intitulada “Oktoberfest, nossa tradição”, a coluna – com veiculação na terça e na sexta-feira - será assinada pela jornalista Milena Bender e pelo comunicador Pedro Thessing, o Schwarzer Peter.

Para a produção do conteúdo, Milena e Pedro têm dedicado os últimos dias à pesquisa e a entrevistas com pessoas ligadas à cultura germânica. Na terça, dia 6, o tema será danças tradicionais, com destaque ao Grupo Polka e aos que surgiram ao longo dos anos. Na sexta, dia 9, ênfase para as danças tradicionais. Na semana seguinte, vestimentas, abordando a evolução dos trajes. Na terceira semana do mês, os jogos germânicos, com destaque às olimpíadas rurais e ao Eisstocksport. Na última semana, a culinária ganha espaço, com pratos típicos e receitas. Ao longo das edições, ainda, pinceladas pela música, o carro-chefe da alegria.

OS COLUNISTAS
O amor pela cultura alemã move Milena e Pedro, colegas de Grupo Arauto. Para a jovem, que já disputou o título de rainha da Festa da Alegria, “poder falar de Oktoberfest através das tradições é ter a oportunidade de trazer de forma diferente a essência da festa e fazer com que as pessoas, ao ler o conteúdo, sintam a mesma alegria e energia, além de ‘viajar’ e conhecer a nossa cultura, da mesma forma que ocorre quando adentram ao Parque”, pontua ela, uma forma diferente de manter viva a essência e a festa.
Ligado à comissão executiva da festa desde 2002, Pedro Thessing sente-se feliz pela oportunidade de compartilhar a história da Oktoberfest, sobretudo pelo tempo de engajamento. “Todos os anos tentamos fazer a festa evoluir e creio que escrever sobre ela será uma forma da gente se motivar a pesquisar, a melhorar ainda mais o rendimento”, pontua ele, antecipando o quão positivo está sendo essa troca de ideias com a Milena, que é jovem. “Vamos encontrar um meio termo entre a experiência e a jovialidade. Criar uma leitura atraente, agradável e que possa contar a história como aconteceu. Resgatar o passado e projetar o futuro”, arrematou.


Foto Luiza Adorna/Portal Arauto
Milena e Pedro nutrem paixão pela festa e pelos costumes germânicos
Milena e Pedro nutrem paixão pela festa e pelos costumes germânicos