“Tenho a força do trabalho em meu sangue e determinação de contribuir com nossa comunidade", afirma Jaqueline Marques


Por: Portal Arauto
Publicado 03/10/2020 07:00

Política   ENTREVISTA

A quinta entrevistada da série do Grupo Arauto com os postulantes à Prefeitura de Santa Cruz é a candidata da base governista, Jaqueline Marques (PSD). A advogada e ex-secretária de Educação tem como candidato a vice-prefeito o empresário Ido Dupont, também do PSD e que, juntamente com o Cidadania, Republicanos, Democratas e PROS, formam a coligação "Inova Santa Cruz".

Além de compartilhar um pouco da trajetória e pontuar por que decidiu se candidatar para governar o município, Jaqueline respondeu questionamentos no formato ping-pong - pergunta e resposta - sobre temas como saúde, economia, mobilidade urbana e obras públicas.

Quem é?

Jaqueline Marques de Souza tem 48 anos e é filha de Alvonira Marques e Rui Barbosa. Mãe de dois filhos, é formada em direito, atuando como advogada e também na educação, por influência familiar. Durante um intercâmbio na Irlanda do Norte e Inglaterra, trabalhou como voluntária em uma creche e em casa geriátrica. Participou por 12 anos da Junior Chamber Internacional, uma organização mundial que busca no desenvolvimento individual, o comunitário. Atuou na GVD, Xalingo, Souza Cruz e CTS.  Na vida política partidária, começou aos 18 anos e já concorreu a deputada federal. Em 2016, foi convidada pelo prefeito Telmo Kirst para assumir a Secretaria Municipal de Educação, onde ficou até 2020.

Grupo Arauto: Por que decidiu se candidatar para governar Santa Cruz?

Jaqueline: “Tenho a força do trabalho em meu sangue e determinação de contribuir com nossa comunidade. Cresci com exemplos fortes e com a certeza que devemos ser colaborativos. As pessoas precisam de oportunidades e tenho projetos para valorizar nossa comunidade. Isto, somado ao amor e entusiasmo que tenho por Santa Cruz do Sul, me impulsionaram a garantir a continuidade do projeto de cidade do prefeito Telmo Kirst. Com o reconhecimento deste político visionário e certamente da melhor administração que essa cidade já teve, projeto metas que entendo que podem contribuir com a vida diária das pessoas”.

Grupo Arauto: A pandemia mexeu nos mais variados setores. Não foi diferente com o público, que precisou equilibrar a equação saúde e economia. Qual o desafio, a partir de 2021, para voltar a crescer, seja no setor industrial, seja no comércio? Como retomar a empregabilidade?

Jaqueline: “Com um pacote de incentivos para atrair novos investidores para nossa cidade e com ações eficazes de valorização aos nossos empreendedores locais. Além disso, precisamos estruturar ações que passam da simplificação a desburocratização de processos. Essencial que isso aconteça. Também é fundamental cada vez mais preparar nossa comunidade com qualificação técnica para atender a própria demanda. Eu tenho ao meu lado, um grande parceiro para cuidarmos deste projeto. Ido Dupond é o melhor exemplo de trabalho sério e determinação são ferramentas de transformação”.

Grupo Arauto: Santa Cruz do Sul tem frota superior a 90 mil veículos. Além disso, é a cidade polo no Vale do Rio Pardo. Como você vê o modelo ideal de mobilidade urbana?

Jaqueline: “Precisamos continuar implantando projetos que visam qualificar a rotina da comunidade, como trevos, sinaleiras inteligentes, ciclovias, duplicações e organização de fluxo. Ampliar o número de ciclovias em Santa Cruz do Sul é meta, mas, além disso, precisamos trazer segurança para quem as utiliza a noite”.

Grupo Arauto: Saúde é tema latente, sempre. Na sua gestão, qual o foco que esta área terá? O que de mais importante deve ser feito a partir de 2021?

Jaqueline: “A Saúde Publica em Santa Cruz do Sul é muito boa. Temos que garantir que os investimentos nesta área permaneçam. Hoje Santa Cruz do Sul investe 23% de seu orçamento em Saúde Pública, mesmo com a obrigação sendo de 15%, desta forma demonstrando o quanto é importante para esta administração atender bem nossa comunidade. Assim como nas demais áreas, precisamos ainda trabalhar na modernização dos fluxos para dar mais agilidade ao atendimento da população. Modernizar as unidades básicas de saúde e contratar mais médicos é busca permanente e deverá sempre ser”.

Grupo Arauto: Uma das grandes demandas da população são obras públicas. Seja por melhorias em vias, parques, praças e prédios que prestam serviços públicos. Dentro dessa área, qual será a sua prioridade?

Jaqueline: “Temos um projeto robusto para melhoria e valorização das praças, parques e pavimentação. Estimular o uso de espaços coletivos eh sinônimo de uma cidade inteligente e acolhedora. As famílias precisam ter lugares para aproveitar seu fim de dia e finais de semana. Isso precisa ser planejado para atender crianças e adultos. Precisamos estimular as pessoas a terem uma vida saudável e de convívio social. Os prédios públicos devem ser planejados para que na prática você consiga facilitar a vida do contribuinte. O Cidadão não deveria pular de secretaria em secretaria na busca de novos documentos. O futuro Centro Administrativo é um exemplo deste projeto”.

Cobertura Eleições 2020 Arauto. Patrocínio:


Foto: Luiza Adorna/Portal Arauto
“Tenho a força do trabalho em meu sangue e determinação de contribuir com nossa comunidade", afirma Jaqueline Marques