compartilhe >>

Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 05/10/2020 06:30
Atualizado 05/10/2020 15:25

Geral   IMUNIZAÇÃO

Pais ou responsáveis por crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos terão um compromisso importante a partir desta segunda-feira (5). É quando começa a campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite em todo o país. Em Santa Cruz do Sul as doses serão oferecidas em todos os postos de saúde do município. O Dia D  - quando todas as unidades ficarão abertas das 8 às 14 horas - está marcado para 17 de outubro. A campanha nacional segue até o dia 30 deste mês. 

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, a dose oral é um reforço para diminuir o risco de importação do vírus. "Embora seja erradicado no Brasil, há surtos no exterior e precisamos aumentar o cuidado. Mas é importante lembrar que essa dose não isenta as demais, ou seja, o calendário de vacinação deve ser cumprido", esclarece. A primeira dose da vacina oral contra a pólio (VOP) deve ser administrada aos 15 meses de vida e a segunda, aos 4 anos. 

A população-alvo é formada por 5.531 crianças. Para vacinar, é necessário ter em mãos a carteira de vacinas de quem vai receber a imunização e, de preferência o cartão SUS. Roger destaca ainda que, apesar da campanha ser voltada à pólio e à multivacinação de crianças e adolescentes, outras vacinas do calendário também poderão ser feitas. 


Foto: Agência Brasil/ Divulgação
O Dia D  - quando todas as unidades ficarão abertas das 8h às 14h - está marcado para 17 de outubro
O Dia D - quando todas as unidades ficarão abertas das 8h às 14h - está marcado para 17 de outubro