compartilhe >>

"Decidi participar das eleições pela minha experiência política e pelos conhecimentos relativos aos anseios de todos os munícipes", diz Irton Marx


Publicado 02/10/2020 07:00
Atualizado 02/10/2020 07:09

Política   ENTREVISTA

Dando sequência a série com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz, o Grupo Arauto traz a entrevista do ex-vereador Irton Marx (Solidariedade). Em chapa pura e sem coligações, Marx tem como candidato a vice-prefeito o empresário da construção civil Walter Couto. 

Quarto nome a ser oficializado durante as convenções, Irton também respondeu os questionamentos no formato ping-pong - pergunta e resposta - sobre temas como saúde, economia, mobilidade urbana, obras públicas, além de compartilhar a trajetória e pontuar por que decidiu se candidatar para governar o município.

Quem é?

Irton Marx é empresário e tem 72 anos. Nas eleições de 2004, foi o vereador mais votado em Santa Cruz. Apesar de ter feito apenas um mandato na Câmara (2004-2008), Marx teve participações em outros pleitos municipais. É conhecido por todo o Estado e Brasil por ser o idealizador do Movimento Separatista do Rio Grande do Sul.

Grupo Arauto: Por que decidiu se candidatar para governar Santa Cruz?

Irton: "Acreditando que possa ajudar no desenvolvimento do município de Santa Cruz do Sul, decidi participar das eleições municipais de 2020 pela minha experiência política partidária e pelos conhecimentos relativos aos anseios de todos os munícipes em relação as suas virtudes, adversidades e seus desejos sociais, comunitários e até mesmo pessoais".

Grupo Arauto: A pandemia mexeu nos mais variados setores. Não foi diferente com o público, que precisou equilibrar a equação saúde e economia. Qual o desafio, a partir de 2021, para voltar a crescer, seja no setor industrial, seja no comércio? Como retomar a empregabilidade?

Irton: "Esta é uma questão que deve ser levada muito a sério, dada as consequências de cada decisão tomada. Será preciso equilibrar esta balança sanitária entre as necessidades básicas da sociedade no geral e salvar vidas. Contudo é de se esperar e já se observa na atualidade, nos representa que a epidemia começa a afrouxar seus ataques e acreditamos que logo tudo voltará ao normal".

Grupo Arauto: Santa Cruz do Sul tem frota superior a 90 mil veículos. Além disso, é a cidade polo no Vale do Rio Pardo. Como você vê o modelo ideal de mobilidade urbana?

Irton: "Serão discutidos mais caminhos com as autoridades já existentes para se entender ainda mais a mobilidade automobilística nas vias (ruas) de Santa Cruz e fomentar iniciativas que melhorem na sua forma prática em pontos vistos com maiores dificuldades para escoamentos dos veículos e tendo mais segurança para os condutores".

Grupo Arauto: Saúde é tema latente, sempre. Na sua gestão, qual o foco que esta área terá? O que de mais importante deve ser feito a partir de 2021?

Irton: "A saúde é importante em meio a sociedade humana e por isso, trataremos de buscar alternativas para sanear deficiências em setores que possam apresentar deficiências. Sempre tratando e muito bem os agentes municipais da saúde santa-cruzense".

Grupo Arauto: Uma das grandes demandas da população são obras públicas. Seja por melhorias em vias, parques, praças e prédios que prestam serviços públicos. Dentro dessa área, qual será a sua prioridade?

Irton: "Trataremos esta questão com muito cuidado, pois não podemos projetar obras que venham mais no futuro gerar incômodos, preocupações, que dificultem no desenvolvimento da cidade, pois, devemos compreender que, construções que possam servir sendo de bom uso ou de aspectos bonitos na atualidade, poderão ser inadequados, mal projetados e localizados em pontos urbanos que estejam ou que irão atrapalhar outras obras mais necessárias".

Cobertura Eleições 2020 Arauto. Patrocínio:


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
"Decidi participar das eleições pela minha experiência política e pelos conhecimentos relativos aos anseios de todos os munícipes", diz Irton Marx