compartilhe >>

"Iremos montar uma equipe qualificada para alçar Santa Cruz a novos e bons tempos", afirma Alex Knak


Publicado 30/09/2020 07:00
Atualizado 30/09/2020 07:06

Política   ENTREVISTA

Segundo nome a ser confirmado nas convenções municipais, Alex Knak (MDB) é o candidato a prefeito entrevistado desta quarta-feira (30). A coligação “Juntos Somos Fortes”, liderada por Knak, tem como candidato a vice-prefeito Fabiano Dupont (PSB) e ainda conta com o PDT, PSL, Podemos.

Na série produzida pelo Grupo Arauto, os candidatos na disputa ao Palacinho respondem questionamentos no formato ping-pong - pergunta e resposta - sobre temas como saúde, economia, mobilidade urbana, obras públicas, além de compartilhar a trajetória e pontuar por que decidiram se candidatar para governar o município.

Quem é?

Alexander Knak tem 40 anos e é advogado, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atuou como Secretário Municipal de Transportes e Serviços Públicos no primeiro governo do Prefeito Telmo Kirst (2013-2016). Nas eleições de 2016, foi o vereador eleito mais votado, com 3,4mil votos e, durante o mandato na Câmara, teve destaque pelo número de projetos e leis sancionadas.

Grupo Arauto: Por que decidiu se candidatar para governar Santa Cruz?

Alex: "Tenho a convicção de que posso colaborar com o crescimento e progresso de Santa Cruz na missão de Prefeito. Os quadros políticos precisam ser renovados, sair das mãos dos mesmos de sempre, pois novas pessoas merecem mostrar o seu trabalho, compor os quadros de gestão municipal. As boas ideias e boas práticas não estão limitadas a um ou dois grupos políticos. Inovei na Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, de modo audacioso mas certeiro e, na Câmara de Vereadores, fui propositivo e eficiente, deixando um legado nas áreas de transparência, saúde, sustentabilidade e educação. Trabalhei muito e me preparei. Junto com o Fabiano Dupont iremos montar uma equipe de trabalho qualificada para alçar Santa Cruz a novos e bons tempos, com mais transparência, interlocução com a comunidade e inovação na administração pública".

Grupo Arauto: A pandemia mexeu nos mais variados setores. Não foi diferente com o público, que precisou equilibrar a equação saúde e economia. Qual o desafio, a partir de 2021, para voltar a crescer, seja no setor industrial, seja no comércio? Como retomar a empregabilidade?

Alex: "A geração de empregos, nesse contexto de pandemia, depende muito de dois fatores: a cooperação da população (que se mostrou ciente do seu papel no controle da COVID-19) e a concomitante flexibilização das regras de ocupação dos comércios em geral. Assim, de modo imediato, cuidando da saúde, mas com a retomada do "antigo" normal, nossos empresários retomarão a contratação de colaboradores. A Prefeitura deve ser parceira dos empreendedores, facilitar a abertura dos negócios e fomentar as ações do Banco do Povo. É necessário ampliar o Distrito Industrial, atraindo investimentos. Vamos dialogar com forças regionais sobre a construção de uma Plataforma Logística Regional. Apoiaremos o agro (infraestrutura, transferência de tecnologia) e promoveremos o desenvolvimento da Coopersanta. Iremos aproveitar a mão-de-obra qualificada e promover a instalação de empresas de tecnologia. Teremos uma política fiscal criativa, atraindo investimentos e colaborando dia-a-dia com a geração de empregos".

Grupo Arauto: Santa Cruz do Sul tem frota superior a 90 mil veículos. Além disso, é a cidade polo no Vale do Rio Pardo. Como você vê o modelo ideal de mobilidade urbana?

Alex: "Daremos eficiência às obras públicas de mobilidade, seja de pavimentação ou intervenção no trânsito. Implantaremos o App “Conserta aqui” para que a população cadastre seus pedidos e coopere ativamente com gestão pública. Focaremos na resolução de problemas pontuais em locais de congestionamento, usando a tecnologia para a tomada de decisões técnicas. Iremos aumentar e interligar as ciclovias e ciclofaixas, promovendo ações para o uso ainda maior desse modal de transporte. Vamos ter uma Escola Municipal de Trânsito para conscientizar as pessoas, especialmente as crianças e jovens, sobre termos um trânsito mais seguro e menos conflituoso para todos, humanizando esse espaço comum de convivência. Vamos viabilizar o transporte individual para pessoas com deficiência e ampliar a acessibilidade em geral. Essas ações fazem parte do nosso Programa de Governo".

Grupo Arauto: Saúde é tema latente, sempre. Na sua gestão, qual o foco que esta área terá? O que de mais importante deve ser feito a partir de 2021?

Alex: "O foco deve ser no incremento das ações na Atenção Básica. Acreditamos que é estratégica a ampliação das equipes e estruturas de trabalho às equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família), atendendo mais pessoas (as que mais precisam), diminuindo preventivamente os problemas de saúde da nossa população e desonerando o SUS. Vamos abrir diálogo com os servidores e experts da área para que tenhamos avanços permanentes na saúde pública. Seremos parceiros dos colaboradores da área e das instituições que prestam serviço de saúde pública. Temos o compromisso de agir de modo contundente no saneamento das demandas por cirurgias eletivas, pois são situações que muitas vezes trazem sofrimento, angústia e incapacitam as pessoas".

Grupo Arauto: Uma das grandes demandas da população são obras públicas. Seja por melhorias em vias, parques, praças e prédios que prestam serviços públicos. Dentro dessa área, qual será a sua prioridade?

Alex: "O melhoramento das vias públicas é prioridade, seja pela pavimentação ou pela manutenção periódica das ruas e estradas do interior. É preciso dar eficiência ao Programa de Pavimentações no regime de parceria, transformando em um programa transparente e efetivo. Acredito na importância da elaboração de projetos e soma de forças políticas (sem revanchismo) para viabilizar recursos e emendas para Santa Cruz. Também deve ser foco da Administração a qualificação das praças e parques e a melhoria nos prédios públicos, pois existem inovações com pouco custo que dariam resultado positivo na vida das pessoas. O município precisa alavancar o turismo (ecoturismo, cicloturismo, com o viés gastronômico, religioso e cultural), mas tem papel especialmente importante no turismo de negócios, sendo sua competência propiciar uma infraestrutura adequada para a realização de eventos, feiras e atividades corporativas em geral. É uma demanda antiga que tornaremos realidade. Podemos evoluir muito".

Cobertura Eleições 2020 Arauto. Patrocínio:


Foto: Milena Bender/Portal Arauto
"Iremos montar uma equipe qualificada para alçar Santa Cruz a novos e bons tempos", afirma Alex Knak