compartilhe >>

Como aumentar a imunidade baixa?


Publicado 16/10/2020 11:00
Atualizado 16/10/2020 12:31

Geral   CONTEÚDO PATROCINADO

O que é a imunidade e como aumentá-la?

A imunidade é uma importante maneira encontrada pelo organismo para se defender da atividade de bactérias, fungos, vírus e parasitas, que podem causar doenças e prejudicar a saúde de cada indivíduo. Assim, podemos entender o sistema imunológico como uma barreira que protege nosso corpo de invasores.

Uma forma de melhorar a imunidade é adotar hábitos mais saudáveis, por meio de uma rotina que contemple a prática de exercícios físicos, cuidados com a alimentação balanceada e níveis de estresse. Dormir bem, regular os níveis de vitamina D do corpo e ingerir bastante água também podem são importantes alternativas para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, livrar-se de vícios também é um passo importante para garantir maior desempenho das defesas do organismo.

Sempre que a imunidade estiver baixa, o corpo dará sinais de que há algo errado com as nossas defesas. Por isso, é muito importante ficar atento aos sintomas, por menores que eles sejam, e sempre que perceber algo que foge da normalidade é importante procurar atendimento médico para investigar a origem da anomalia.

 

Sintomas de imunidade baixa

É o próprio organismo o responsável por emitir sinais de que o sistema imunológico está apresentando falhas e, consequentemente, não está protegendo o indivíduo de maneira correta, deixando ele vulnerável à patologias. Infecções recorrentes; doenças simples, mas que demoram para passar, como as gripes, calafrios e febres frequentes; cansaço em excesso; vômitos; diarreias por mais de duas semanas; queda acentuada de cabelo; e o surgimento de manchas brancas ou vermelhas na pele são sinais de alerta.

Outro sintoma muito comum e que demonstra que a imunidade está baixa é o surgimento das herpes, tanto labiais quanto genitais. A atenção também deve estar voltada para episódios de fraqueza, frequentes otites, amigdalites e abcessos. Quando se perceber que um desses sinais acontece frequentemente e demora para ir embora é necessário procurar por atendimento médico, para que se possa realizar exames e buscar alternativas adequadas para tratar as deficiências do sistema imunológico.

Também pode-se estabelecer uma rotina constituída de hábitos mais saudáveis, como os relacionados à alimentação, uma vez que alguns alimentos, em especial, são capazes de fortalecer e estimular a criação de defesas pelo corpo. Castanha do Pará, amêndoas, nozes, peixe, cenoura, espinafre, frutas cítricas, vegetais verdes escuros, alimentos ricos em zinco, tomate, alimentos que são fonte de ômega 3, gengibre, pimenta, alho, cebola, própolis, gérmen de trigo e iogurte são alguns exemplos de alimentos que colaboram para o maior desempenho da imunidade.

 

Porque a resistência do organismo pode ser afetada

A queda da resistência do sistema de defesa dos indivíduos pode acontecer por causas variadas, como episódios de ansiedade e estresse. Algumas doenças crônicas, a exemplos da AIDS, do lúpus, da diabetes e do câncer também podem ser desencadeadores de problemas como a imunidade, favorecendo o aparecimento de outras patologias.

Também é importante observar que a ingestão de medicamentos como antibióticos, corticoides ou imunossupressores podem gerar queda da resistência do corpo durante o período do tratamento. Os hábitos de sedentarismo e de alcoolismo também são apontados como causadores de deficiência no sistema imunológico.

 

Produtos naturais em Santa Cruz do Sul

Ao saber que a falta de nutrição contribui para a baixa imunidade, entendemos que o melhor método para mantê-la estável é ter uma alimentação equilibrada e saudável. Para isso, em Santa Cruz do Sul, você encontra produtos adequados na Naturvida, mercado saudável que conta com opções variadas de produtos naturais para os diversos estilos de alimentação: orgânica, sem glúten, sem lactose, vegana e integral.

 

Quer saber mais sobre a Naturvida? Acompanhe-os pelas redes sociais:

  • Naturvida Santa Cruz

​Localizada na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, número 1007: Facebook e Instagram 

  • Naturvida Venâncio Aires

Situada na Rua Tiradentes, número 446: Facebook e Instagram

 

 

 


Foto: Divulgação
Naturvida fica localizada na rua Coronel Oscar Jost
Naturvida fica localizada na rua Coronel Oscar Jost

Foto: Divulgação
Você encontra produtos adequados na Naturvida
Você encontra produtos adequados na Naturvida

Foto: Divulgação
Mercado saudável que conta com opções variadas de produtos naturais para os diversos estilos de alimentação
Mercado saudável que conta com opções variadas de produtos naturais para os diversos estilos de alimentação