compartilhe >>

Confira como será a Semana Nacional do Trânsito na região


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/09/2020 07:08
Atualizado 22/09/2020 08:21

Geral   PROTEJA A VIDA

Mesmo em época de pandemia, é necessário rever e conscientizar a população sobre a educação e segurança no trânsito. Por isso, começou na sexta-feira, dia 18, a tradicional Semana Nacional do Trânsito. A abertura oficial foi em Vale do Sol. A ação abriu a programação que se estende até o dia 25 de setembro com atividades agendadas em Santa Cruz do Sul, na Praça Getúlio Vargas, nesta terça-feira, dia 22, e em Vera Cruz, na Praça José Bonifácio na quinta-feira, dia 24, com orientações e exposição de materiais.

Neste ano, o tema da campanha nacional é “Perceba o risco, proteja a vida” e visa conscientizar e informar a população sobre o seu papel no trânsito, enquanto motoristas, ciclistas, passageiros e pedestres através de exposição de imagens e mensagens educativas. A ação é uma iniciativa do CFC Machado de Vera Cruz, através do Projeto EducaTrânsito, e conta com a parceria das Prefeituras, Brigada Militar e do Programa Trânsito Vida.

A comandante da BM de Vale do Sol, tenente Lucélia Gonçalves Carrão, avalia que um dos principais fatores que podem diminuir os riscos de acidentes e evitar infrações é mobilizar a comunidade para que ela seja multiplicadora de informação. “A conscientização começa na infância, para que na vida adulta essas pessoas sejam mais responsáveis no trânsito”, frisa. Ela diz ainda que manter a mente e o corpo saudáveis é uma atitude segura. “Antes de pegar a estrada, é importante analisar o seu estado físico e mental para não por a sua vida e a dos outros em risco”, destaca.

Década de conscientização

Apesar da semana de conscientização encerrar na sexta-feira, Lucélia enfatiza que os trabalhos vão continuar até o final do ano para coincidir com o fechamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Lucélia explica que os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. “Preocupados com este grave problema, reunimos esforços para tornarmos o trânsito mais seguro e assegurar que vidas sejam protegidas”, esclarece.


Foto Divulgação
Abertura da Semana do Trânsito ocorreu em Vale do Sol
Abertura da Semana do Trânsito ocorreu em Vale do Sol