compartilhe >>

Santa Cruz do Sul está entre as cidades confirmadas no Dia Mundial da Limpeza


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 15/09/2020 16:52
Atualizado 15/09/2020 16:59

Geral   FAXINA

Marca na agenda: o próximo sábado (19) será dia de faxina! E já avisa a vizinha, o amigo, a vovó: essa será uma faxina social! O movimento que anualmente movimenta milhares de pessoas para limpar ruas, praças, praias e parques agora tem novo alvo devido à pandemia: cada um no seu quadrado. A limpeza de armários e daquele depósito antigo deve gerar lixo reciclável e muitos itens que podem ser reaproveitados para fazer o bem.

Para participar do Dia Mundial da Limpeza basta colocar a faxina em ação e fazer a entrega dos itens recicláveis, lixo eletrônico e óleo saturado na sede da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), no sábado, entre 8h e 12h. Já roupas em bom estado para doação poderão ser entregues também na Coomcat, no mesmo horário, e posteriormente serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul. As doações serão realizadas em sistema drive thru.

Vamos cuidar do nosso quadrado, sem aglomerações, mas mantendo o mesmo espírito voluntário de dever a ser cumprido com o nosso planeta. Este ano a ação será individual ou em grupos do seu convívio familiar, respeitando o distanciamento social, usando luvas, álcool gel e outras normas de segurança do seu estado contra o Coronavírus. Toda a comunidade está convidada a participar”, convida Débora Leonhardt da Silva, Engenheira Ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz do Sul.

Nas redes sociais

A gente quer saber como anda o seu quadrado. Então, aproveita a faxina para fazer uma foto ou vídeo e postar nas redes sociais com a hashtag #eucuidodomeuquadrado e marcando o perfil @lixozeroscs no Instagram.

Segunda semana Lixo Zero vem aí

O Dia Mundial de Limpeza será o pontapé inicial para a segunda edição da Semana Lixo Zero no município. “Já estamos articulando parcerias e viabilizando ações adequadas para este ‘novo normal’ que vivemos. Os resultados da primeira edição da Semana Lixo Zero foram surpreendentes e a gente espera poder contar com a comunidade novamente para desafiar-se a pensar sobre o lixo gerado”, comenta Débora Leonhardt da Silva, Engenheira Ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz do Sul.

A 1º edição realizada em 2019 contou com 45 voluntários, 64 ações, 36 empresas e instituições parceiras e engajadas na programação, 7,2 mil pessoas envolvidas nas atividades, 3,5 toneladas de resíduos coletados e destinados corretamente, e distribuição de 100 sacolas de pano, 100 copos reutilizáveis e 100 lixeiras de carro feitas de lonas usadas. A 2ª Semana Lixo Zero ocorre entre 23 de outubro e 1º de novembro. Empresas interessadas em participar com ações internas podem entrar em contato pelo e-mail lixozeroscs@gmail.com

Saiba mais

O Dia Mundial da Limpeza começou como uma pequena ação na Estônia, em 2008, quando inúmeras pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação cívica realizada por voluntários foi um sucesso e se espalhou pelo mundo: em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.

A edição de 2019, realizada no dia 21 de setembro, reuniu 20 milhões de pessoas em 180 países. Em comparação com 2018, mais de dois milhões de pessoas e 23 países adicionais aderiram a essa varredura de limpeza em todo o mundo, partindo da ilha de Fiji e terminando 24 horas depois no Havaí.

Em 2020, voluntários e parceiros em todo o mundo novamente vão se unir para limpar o lixo e resíduos mal administrados. E Santa Cruz do Sul vai fazer parte desta onda verde que ocorre no Brasil desde 2012. Na última edição, realizada em 2019, o Brasil ficou em décimo lugar no ranking mundial de mobilização de participantes: foram mais de 320 mil pessoas em 1,2 mil cidades.


Foto: Divulgação
Para participar do Dia Mundial da Limpeza basta colocar a faxina em ação e fazer a entrega dos itens recicláveis, lixo eletrônico e óleo saturado na sede da Coomcat
Para participar do Dia Mundial da Limpeza basta colocar a faxina em ação e fazer a entrega dos itens recicláveis, lixo eletrônico e óleo saturado na sede da Coomcat