compartilhe >>

Escolas particulares de Santa Cruz se organizam para volta às aulas na próxima semana


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/09/2020 07:00
Atualizado 11/09/2020 10:58

Geral   RETORNO GRADUAL

Alguns educandários particulares de Santa Cruz do Sul se articulam para a retomada das aulas presenciais a partir do próximo dia 15 de setembro, que terá início pela Educação Infantil, conforme cronograma do Governo do Estado. Para isso, devem ter a aprovação de seus comitês e planos pelos COEs Municipais e a região precisa permanecer em bandeira laranja na próxima semana. Mesmo com a liberação, os estabelecimentos têm autonomia para tomar a decisão, assim como os pais, que não são obrigados a mandar os filhos às escolas. 

Conforme a secretária de Educação, Juliana Bach, as escolas particulares que pretendem retornar as aulas presenciais na próxima semana e que ainda não tiveram retorno do COE devem ter seus planos analisados até esta sexta-feira à tarde. Entre elas está a Escola de Educação Infantil Casa da Criança que, enquanto aguarda a liberação, já trabalha questões relacionadas à higiene, segurança e distanciamento para receber os alunos. 

A escola optou pelo retorno gradual, tendo início no dia 15, com os pequenos de quatro e cinco anos. “Vamos iniciar com essa faixa etária para avaliar essa retomada e o comportamento das crianças para, então, receber os alunos menores nas semanas seguintes”, explica a funcionária da secretaria Andressa Barbian. 

Para se adequar às regras de prevenção ao coronavírus, a coordenadora pedagógica Carla Doebber salienta que os professores e funcionários participaram de formação com uma profissional da saúde. “Repensamos toda a dinâmica de higienização, uso de salas e vamos focar no uso pedagógico do espaço externo”, explica, ao frisar também que para tornar o distanciamento social algo mais natural, flores foram pintadas no chão da escola para demarcar o local onde cada um deve se posicionar. 

Além da escolinha, o Colégio Mauá se prepara para dar as boas-vindas às crianças do nível 5 (de cinco anos), a partir de 16 de setembro. De acordo com o diretor, Nestor Raschen, os alunos de quatro anos (do nível 4) voltarão no dia 17. Já os de um, dois e três anos retornarão no dia 21. “Essa retomada será escalonada, com 50% de cada turma, e em dias alternados para respeitar o distanciamento social”, explica. Ele frisa, ainda, que o Ensino Médio deverá retornar às atividades no dia 21 de setembro. “As aulas também vão ocorrer em dias alternados. As turmas serão divididas e cada grupo terá aula um dia sim e outro não”, esclarece. Entre os cuidados necessários para a segurança de todos, Nestor afirma que os funcionários e professores foram orientados quanto à higiene, bem como os pais, que, segundo ele, serão tão importantes na atenção para os cuidados quanto a escola, auxiliando nas medidas e mantendo os filhos em casa sempre que apresentarem sintomas.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Escola pinta flores no chão para demarcar distanciamento
Escola pinta flores no chão para demarcar distanciamento