compartilhe >>

Saiba como foi o primeiro dia de retorno às aulas nas escolas de Venâncio


Publicado 09/09/2020 07:00
Atualizado 10/09/2020 13:49

Geral   AVALIAÇÃO

Esta terça-feira (8) foi marcada pelo retorno das aulas de 12 escolas da rede privada de Venâncio Aires. A retomada aconteceu após o Governo do Estado aceitar os recursos apresentados pelos Municípios e possibilitar que a região retorne à bandeira laranja. O primeiro dia de aula nas instituições de ensino de educação infantil da Capital Nacional do Chimarrão seguiu todos os protocolos de prevenção ao coronavírus e foi avaliado positivamente pelas escolas.

Na Escola de Educação Infantil Balão Mágico, de um total de 65 alunos, 27 retornaram. Segundo a diretora Roberta Rex, as atividades são realizadas apenas no turno da tarde e, diferentemente de antes, quando os pais ou responsáveis poderiam entrar na escola, agora os pequenos são entregues no portão para que sejam evitadas aglomerações e circulação de muitas pessoas dentro da escola. Logo na entrada é verificada a temperatura das crianças e o mesmo ocorre a cada duas horas e também com os próprios professores: "Nós fazemos a higiene dos calçados, fazemos as crianças lavarem as mãos com frequência e também tudo é higienizado com álcool 70". Ainda conforme Roberta, as professoras utilizam uma capa de chuva para que consigam se aproximar dos pequenos e abraçá-los. Após o contato, também é feita a higienização da capa de chuva. "Está sendo um retorno muito positivo, as crianças estão entendendo o que pode e o que não pode. Está sendo um novo recomeço, mas com muita tranquilidade e segurança", ressalta. 

Cuidados redobrados

Na Escola de Educação Infantil Criança Feliz todos os protocolos de prevenção também são seguidos à risca e os professores, da mesma forma, utilizam as capas de chuva que são higienizadas com frequência. De acordo com a diretora pedagógica Daniela Monteiro, ao todo 31 alunos voltaram nesta terça à escola. Para evitar o contágio, não está sendo permitida a entrada dos pais ou responsáveis dentro da escola e é feita a aferição da temperatura tanto dos pais quanto das crianças, informações que são colocadas em uma planilha. "São seis meses longe da escola e vimos a necessidade das crianças estarem na escola", complementa. 

A proprietária da Escola de Educação Infantil Educare, Stefana Weiss, conta que a retomada das atividades foi melhor do que o esperado. "Estamos seguindo todas as recomendações. Testamos todos os profissionais e também passamos orientações para as próprias famílias", comenta. 

Ainda conforme Stefana, o processo é de adaptação e repleto de desafios, mas as crianças têm entendido e respeitado as regras: "Na escola fica mais fácil esse entendimento, até porque as crianças seguem o que os outros colegas fazem". Na hora de realizar alguma atividade, por exemplo, ela conta que as crianças ficam posicionadas em locais onde estão colados adesivos coloridos, enquanto as mesas também estão devidamente afastadas. "Sabemos da importância da saúde, mas as coisas precisam voltar", observa. 

MODALIDADE TURNO INVERSO

No Colégio Gaspar, as aulas na educação infantil foram retomadas nesta terça na modalidade de turno inverso. De acordo com a atendente da recepção da escola, Suzana Dettein, na semana passada cartilhas de protocolos foram entregues aos pais com orientações sobre o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. A partir disso, foi criada uma lista de interessados no retorno às aulas sendo que 15 pais demonstraram interesse e assinaram um termo de consentimento.

Ainda conforme Suzana, nenhum aluno é obrigado a retornar às atividades presenciais. Para aqueles que optarem por ficar em casas, as tarefas irão continuar sendo desenvolvidas como já vinha ocorrendo. No momento, as atividades pedagógicas seguem sendo enviadas pela plataforma virtual. Na escolas serão desenvolvidas apenas tarefas na modalidade do turno oposto, como oficinas, por exemplo. 


Foto: Pixabay/Divulgação
Em Venâncio Aires, 12 escolas retornaram às atividades nesta terça-feira
Em Venâncio Aires, 12 escolas retornaram às atividades nesta terça-feira