compartilhe >>

Venâncio Aires autoriza reabertura de escolas nesta terça


Publicado 08/09/2020 10:10
Atualizado 10/09/2020 13:46

Geral   EDUCAÇÃO

Após o Governo do Estado aceitar os recursos e a região retornar à bandeira laranja, os Municípios também estão autorizados a retomarem as aulas presenciais. Em Venâncio Aires, algumas escolas abriram as portas já nesta terça-feira (8) e, mesmo que gradativamente, as instituições de ensino irão voltar às atividades na educação infantil no município. 

Ao todo, na Capital Nacional do Chimarrão 12 escolas, todas da rede privada, estão abertas a partir de hoje, sendo quatro delas com turno oposto, sete da educação infantil e, ainda, a educação infantil do Colégio Gaspar Silveira Martins. A rede municipal ainda não tem data para retornar.

No Colégio Gaspar, as aulas são retomadas nesta terça-feira na modalidade de turno inverso. De acordo com a atendente da recepção da escola, Suzana Dettein, na semana passada cartilhas de protocolos foram entregues aos pais com orientações sobre o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. A partir disso, foi criada uma lista de interessados no retorno às aulas sendo que 15 pais demonstraram interesse e assinaram um termo de consentimento.

Ainda conforme Suzana, nenhum aluno é obrigado a retornar às atividades presenciais. Para aqueles que optarem por ficar em casas, as tarefas irão continuar sendo desenvolvidas como já vinha ocorrendo. No momento, as atividades pedagógicas seguem sendo enviadas pela plataforma virtual. Na escolas serão desenvolvidas apenas tarefas na modalidade do turno oposto, como oficinas, por exemplo. "Porque nós sabemos que muitos pais não tinham onde deixar seus filhos e essa será uma forma de ajudar", comenta. 

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Para a retomada das aulas presenciais, a orientação do Governo do Estado é de que cada instituição de ensino precisa elaborar planos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições. O plano de contingência deverá ser enviado com, no mínimo, cinco dias de antecedência da data prevista para o retorno das atividades presenciais ao COE-E de referência.

Para evitar aglomerações, as escolas deverão estabelecer horários diferenciados de entrada e de saída da turmas. Os turnos de aula serão reduzidos para higienização adequada dos espaços, e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas. Além disso, pais ou responsáveis terão de entregar, diariamente, uma declaração de ausência de sintomas gripais.

Leia ainda: Estado aceita recurso e Vale do Rio Pardo volta à bandeira laranja

O calendário proposto pelo Estado

- Ensino infantil: 08 de setembro de 2020;

- Ensino Superior e Ensino Médio: 21 de setembro de 2020;

- Ensino Fundamental/anos finais: 28 de outubro de 2020; e

- Ensino Fundamental/anos iniciais: 12 de novembro de 2020.


Foto: Divulgação
Ao todo, 12 instituições de ensino retomam as atividades hoje no município
Ao todo, 12 instituições de ensino retomam as atividades hoje no município