compartilhe >>

Semana a semana, como evolui a Covid-19 em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul?


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 08/09/2020 18:00

Geral   PANDEMIA

No Brasil, fala-se em melhora nos índices relacionados às mortes pela Covid-19. No Rio Grande do Sul, a fase é de saída do pico, conforme declaração feita pelo infectologista Marcelo Carneiro ao Jornal Arauto (conteúdo da página 4 da edição impressa desta terça-feira (8)). Mas ao voltar o olhar a municípios como Santa Cruz do Sul e Vera Cruz pode parecer, à primeira vista, que o cenário é bem diferente – já que os dados divulgados diariamente revelam aumento dos casos positivos e de óbitos. Entretanto, como explica Carneiro, este índice isolado não deve ser base para avaliar a situação da pandemia. “O surgimento de casos confirmados não significa crescimento de pacientes com sintomas graves. Esse aumento é esperado e necessário para a doença terminar. Então, quando se analisa a evolução da Covid-19 é preciso olhar para os casos confirmados, recuperados, internações e óbitos”, esclarece. Dessa forma, para entender melhor o comportamento do coronavírus na Capital das Gincanas e na terra da Oktoberfest, a reportagem realizou levantamento e análise desses índices (em gráficos no fim desta matéria), nos últimos três meses –, levando em conta sempre dados da segunda-feira. 

Para compreender melhor o que aponta o infectologista, pode-se tomar como exemplo  as semanas do gráfico com o maior número de casos positivos em Santa Cruz do Sul:  de 17 a 24 de agosto, com 111 novos pacientes de Covid-19, e de 24 a 31 de agosto, com 108. Mesmo com índice expressivo de positivados, percebe-se que o número de recuperados também cresce nesses períodos. Entre os dias 17 e 24 do mês passado foram 123 pacientes e, de 24 a 31, foram 122. Nesse sentido, Carneiro observa que as testagens em massa, realizadas através da pesquisa do Cisvale, têm mostrado justamente isso, um aumento de casos do tipo IgG, quando as pessoas já estão recuperadas, o que não é ruim, segundo ele. “A maioria das pessoas que pega a Covid-19 tem sintomas leves e não vai para o hospital”, frisa. Por isso, vale observar que nas duas últimas semanas de agosto, do total de pacientes positivados no município, apenas seis estavam internados. Já os óbitos tiveram crescimento de um e dois casos nestas semanas.
Em relação aos casos de confirmados e recuperados, a semana entre 27 de julho e 3 de agosto foi a que apresentou a maior diferença: foram 69 novos casos e apenas 28 recuperados.

Em relação às mortes pela Covid-19 é possível observar, ainda, que após ter registro de falecimentos em 1º de junho, o município permaneceu sete semanas sem óbitos pela doença. Conforme a última atualização da Prefeitura de Santa Cruz, em 4 de setembro - são oito mortes por coronavírus no município. Segundo o último boletim, Santa Cruz do Sul contabiliza também 876 casos positivos, 732 recuperados e quatro internações.

Vera Cruz registra aumento nos quatro indicadores em agosto
Vera Cruz teve o maior crescimento no número de casos positivos nas semanas de 17 a 24 de agosto, com 35 pacientes a mais, e de 24 a 31 de agosto, com aumento de 26 - progressão observada também para os recuperados. Parte desse aumento significativo de positivados pode ser justificado pelo surto de coronavírus em uma casa geriátrica, no dia 21 de agosto. Dos 14 idosos residentes do local, 12 tiveram a doença confirmada no dia 24, bem como cinco funcionários. Além disso, dois residentes faleceram em decorrência da doença. 

Ainda em relação aos óbitos - que atualmente são cinco - pode-se observar no gráfico que eles ocorreram nas últimas semanas de agosto.
Na Capital das Gincanas é possível atentar que nas primeiras sete semanas do gráfico, o crescimento de casos confirmados e recuperados foi pequeno. No entanto, o primeiro aumento expressivo de novos positivos ocorreu de 20 a 27 de julho: quatro a mais. No dia 24 de julho, o município inclusive alertou em sua página no Facebook sobre o aumento e pediu cuidados redobrados à população. 

Um novo pedido de atenção, desta vez quanto ao atendimento do Hospital Vera Cruz (HVC), foi necessário a partir do dia 18 de agosto. Na data ocorreram as primeiras internações por coronavírus na instituição. O índice de pacientes de Vera Cruz internados no HVC e em outros hospitais cresceu de quatro para 12, na semana de 24 a 31 de agosto. 

Em atualização na última sexta-feira, o município registrou 136 casos confirmados, sendo 96 recuperados. 


Arte: Jornal Arauto
Semana a semana, como evolui a Covid-19 em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul?


Arte: Jornal Arauto
Semana a semana, como evolui a Covid-19 em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul?