compartilhe >>

Como manter boa imunidade durante a pandemia?


Publicado 04/09/2020 17:59

Arauto Saúde

8 Disponível também em:


Tanto se fala em medidas de higiene para evitar a propagação do coronavírus, como uso de máscara, de álcool gel e outros. Muito importante também - e este é o assunto do Arauto Saúde desta semana - é a imunidade. As entrevistadas são Bruna Fischer, hematologista e oncologista, e Caroline Ortolan, nutricionista. Elas destacam, entre outras coisas, a importância de uma alimentação equilibrada, ingestão de vitaminas necessárias e prática de atividades físicas.

Segundo Bruna, no atual período, todos querem estar com boa imunidade. Mas o que ela é? “São mecanismos que o corpo têm para combater os agentes que podem vir a nos prejudicar. Então, o nosso organismo, desde que somos crianças, vem aprendendo a usar alguns ‘soldados’, que são substâncias para evitar que alguns vírus, bactérias e fungos possam vir a causar infecções”, frisa a médica, ao comentar que para isso o organismo humano precisa entender o que ele deve fazer para combater esses germes. “Isso acontece desde que somos bebês. Os primeiros anticorpos que recebemos são através do leite materno e depois no decorrer da vida vamos enfrentando essas infecções e fortalecendo nossos mecanismos de defesa”, acrescenta. Conforme a profissional, há cuidados importantes para que eles se mantenham alertas e bem cuidados, como boa alimentação, manutenção de alguns germes no intestino - os chamados do bem -, ter bom sono, evitar estresse físico e mental, praticar atividades físicas e ingerir vitamina D.

Especificamente na área alimentar, Caroline pontua que é de extrema importância manter na dieta produtos naturais. “Quanto mais a gente descascar o alimento ao invés de desembalar, melhor será para a imunidade”, sublinha, ao mencionar, com isso, os benefícios do consumo de frutas e verduras. “As frutas da época, como bergamota e laranja, têm Vitamina C, que auxilia muito na imunidade. Elas devem estar na hora do lanche”, recomenda. Outros produtos também são sugeridos pela nutricionista, como os vegetais, além de alho e cebola. “O alho, por exemplo, tem um princípio ativo que auxilia na produção de células imunes”, explica. “E os alimentos probióticos, como o iogurte natural, equilibram a flora intestinal. E ela equilibrada é como se fossem vários ‘soldadinhos’ ali dentro combatendo o que de ruim chega”, acrescenta ela, ao lembrar, ainda, que outro elemento muito importante é o ácido fólico, presente nos alimentos verde-escuros, como brócolis, couve-manteiga e mostarda. “Ele auxilia na formação de glóbulos brancos, que são responsáveis pela imunidade. Todos eles devem estar presentes no dia a dia”, arremata.