Venâncio Aires apresenta programação da Semana Farroupilha Virtual


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 03/09/2020 17:16
Atualizado 03/09/2020 17:27

Região   TRADICIONALISMO

A programação da Semana Farroupilha em Venâncio Aires está definida. As ações iniciam na sexta (11), a partir das 19h30min, com abertura dos festejos com declamações que serão transmitidas pelo Facebook da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), entidade promotora da programação, e venda de produtos típicos como doces, bolos e tortas de doceiras/confeiteiras locais associadas à Cooprova no modelo "pague e leve", intitulado de Café com Poesia.

A programação segue no sábado (12), com a transmissão de uma tele aula de culinária com a receita do prato típico Arroz de Carreteiro, a partir das 19h30min. No momento da preparação será destacada a origem do prato e dos ingredientes. Além disso, serão apresentados vídeos gravados de receitas de bolo a base de erva-mate e doces de ambrosia. No domingo (13), será feita a apresentação de alguns trabalhos do dia a dia do campo, como por exemplo, de arreios e encilhas e a demonstração da arte de encilhar, encerrando com laço da vaca parada. 

A programação terá sequência na quarta-feira (16), com palestra de Valter Fraga Nunes e o tema "Os tropeiros e seu legado aos Gaúchos sem Fronteiras", a partir das 19h30min. Na quinta-feira (17), também será realizada uma palestra a partir das 19h30min com Rogério Bastos e o tema "A Tecnologia a Serviço da Tradição". Na sexta-feira, 18, será a vez de Leo Ribeiro de Souza apresentar a palestra "Festejos Farroupilhas", também a partir das 19h30min. 

Homenageados

Em concomitante, e com ênfase no tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Associação dos Tradicionalistas de Venâncio Aires (ATVA) homenageia casal de tradicionalistas venâncio-airenses, Darlani Rauber e Rosa Margaret Körbes Rauber. Atualmente, residem em Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul, onde mantém a tradição e os costumes gaúchos.