compartilhe >>

Alunos soldados da BM reforçam a segurança nas ruas de Rio Pardo


Publicado 04/09/2020 07:00
Atualizado 04/09/2020 07:10

Polícia   FORMAÇÃO

Há cerca de uma semana, a região do Vale do Rio Pardo conta com um reforço na área da Segurança Pública. Isso porque os alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar já estão realizando o policiamento nas ruas de Rio Pardo, cidade onde ocorre o curso. A intenção é, nos próximos meses, ampliar a atuação dos alunos em outras cidades da região conforme o andamento das aulas. 

O curso conta com cem alunos - 70 homens e 30 mulheres - que estão divididos em cinco turmas. De acordo com o capitão Daniel Mello, coordenador do Curso Básico de Formação Policial Militar de Rio Pardo, um terço do curso já está concluído e agora os alunos estão na etapa que consiste na realização do estágio supervisionado. "À medida que a graduação for ampliando, os alunos também serão direcionados a outros municípios para reforçar a segurança na região", comenta. A previsão é de que a formatura dos alunos soldados seja realizada no mês de janeiro.

Conforme o capitão Mello, o número de alunos que vão às ruas realizar o policiamento ostensivo varia, mas todos recebem, durante as ocorrências, o acompanhamento de um oficial da Brigada Militar. O trabalho dos alunos soldados é voltado aos mais variados tipos de ocorrências, seja tráfico de drogas, prisões, atuação em aglomerações, entre outras. 

Para o capitão, a região é privilegiada por poder contar com um curso de formação, até porque durante o andamento das aulas, os alunos também reforçam o policiamento ostensivo nas ruas de municípios do Vale do Rio Pardo. "Tudo isso contribui para o aumento da segurança pública", complementa.

Durante o curso, os alunos trabalham conhecimentos específicos da atividade policial-militar e disciplinas como direito penal, direito penal militar, processo penal militar, sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, defesa pessoal, medicina legal, policiamento ostensivo, saúde física, entre outras. 

SEDE DO CURSO

A estrutura da sede do 2° Batalhão de Polícia Militar de Rio Pardo foi reestruturada em 2019 para receber os futuros profissionais. A sede apresenta uma estrutura adequada, estande de tiro reformado, possibilitando o emprego dos fundamentos e técnicas de tiros policiais defensivos voltados à formação, atualização e aperfeiçoamento do policial a partir de um treinamento sistematizado e direcionado para a realidade das organizações policiais, quadras de esporte, alojamentos reformados, salas de aula climatizadas, condizente com a formação destes novos policiais.


Foto: Brigada Militar/Divulgação
Nos próximos meses, futuros soldados também passarão a atuar em outras cidades da região durante o curso
Nos próximos meses, futuros soldados também passarão a atuar em outras cidades da região durante o curso