compartilhe >>

Arauto Saúde: como os profissionais da saúde encaram o dia a dia da pandemia


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 29/08/2020 08:00

Geral Arauto Saúde   ENFRENTAMENTO À COVID-19

Os profissionais da saúde acolhem, cuidam e orientam pacientes confirmados ou com suspeita para a Covid-19 todos os dias. Eles já foram ovacionados diversas vezes com aplausos nas janelas das casas ou de forma virtual, tamanha sua representatividade e importância - ainda mais em momentos como esse. No Arauto Saúde desta semana, a enfermeira e coordenadora do Espaço Mamãe Criança, da Secretaria de Saúde de Vera Cruz, Daniela Dumke, conta como aqueles que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus têm lidado com o momento. 

 Daniela comenta que, assim como para o restante da população, o enfrentamento à pandemia tem sido difícil para quem está nos hospitais e unidades de saúde lidando com a doença diariamente. “Assim como para os demais, temos nossos pais, filhos, maridos, esposas e outras pessoas queridas ao redor. Por isso, nossa maior preocupação é com a possibilidade de levar a doença para dentro de casa. Por mais que tenhamos todo o cuidado para evitar o contágio, como tirar toda a roupa de trabalho quando chegamos em casa e manter a higiene redobrada, esse medo existe”, explica. Apesar do receio em contaminar familiares e conhecidos, a enfermeira frisa que os profissionais da saúde são preparados para situações como essa, leem bastante sobre o assunto e recebem orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) constantemente, o que os deixa mais seguros para lidar com a pandemia. 

No dia a dia do enfrentamento à Covid-19, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também têm realizado importante papel ao visitar pacientes em isolamento domiciliar, orientando e prestando os cuidados necessários nas residências. “Estamos aqui para amparar essas famílias, tanto quem está com a Covid-19 como aqueles que rodeiam essa pessoa. Se para gente da área da saúde isso é novo, sendo que estudamos muito sobre o assunto, para eles é ainda mais. Por isso, como equipe de enfermagem, precisamos dar esse amparo para que cumpram corretamente o distanciamento domiciliar, saibam manusear a máscara e mantenham o uso dela dentro de casa também”, explica Daniela, ao frisar que os profissionais da saúde estão à disposição da população para ajudar. 


Foto: divulgação
Arauto Saúde: como os profissionais da saúde encaram o dia a dia da pandemia