Feed de Negócios

Mais do que irmãos, colegas visionários


Por: Portal Arauto
Publicado 27/08/2020 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

Quem pensa em restaurante em Santa Cruz do Sul, certamente lembra do buffet do Guloso, tradicional no município. A diversidade de pratos e o sabor inconfundível são marcas de um trabalho intenso, que iniciou há muitos anos. Sob o comando dos irmãos Paulo César e Alexandre Ferreira, o restaurante passou por diversas fases, mas todas focadas em oferecer qualidade aos consumidores. 

Tudo iniciou com o espírito empreendedor, herdado do pai que desde cedo apostou no ramo das loterias. Paulinho, que desde adolescente ajudava no local, passou da venda de raspadinhas para o ramo gastronômico. "Fui emancipado para abrir meu primeiro negócio: uma loja de raspadinhas após um período as comercializando por toda a cidade, quando cheguei a abrir 300 pontos de venda", conta Paulinho. 

Depois daquele tempo, uma conversa entre o pai e um amigo o apontou seu próximo negócio. "Quando eu soube que ia vagar um prédio na Rua Marechal Floriano, logo perguntei quem era o proprietário e fomos atrás para acertar o aluguel. Então abri o que era um sonho: a lancheria Guloso", relembra. Com a logomarca com um urso, que marcou a empresa por anos, o empreendimento foi sucesso com a venda de xis, torradas, café expresso, tortas, lanches em geral e muito chopp durante as noites.

Foram três anos até a mudança para o Shopping Santa Cruz, onde o Guloso passou a ser restaurante de buffet por quilo e grelhados. "Queríamos atrair por sermos os mais baratos, mas percebi que as pessoas queriam experiências diferentes e passei a introduzir coisas pontuais, como a receita da mãe de torta alemã e outras delícias", relembra. Nessa mesma época, Alexandre - que trabalhava em um banco em Porto Alegre - retornou à Santa Cruz do Sul e assumiu o trabalho do pai na Aquário Loterias. 

Em passos diferentes, os irmãos chegaram ao mesmo caminho. Em 2009, quis o destino que os dois se unissem. Paulinho, que acabava de assumir a Pizzaiollo do Arroio Grande, teve a oportunidade de também passar a comandar a unidade do centro. "Vamos comprar juntos!", disse ele para Alexandre. Adquiriram e iniciaram ali uma grande trajetória. O próximo passo em parceria foi a abertura do Guloso no Max Shopping, hoje Shopping Germânia. Depois, em 2014, a abertura do Qui-Rô Sushi e Temakeria lhes rendeu outros grandes momentos até dezembro do ano passado, quando o espaço se despediu dos admiradores santa-cruzenses e da região.

Atualmente, com planos para o futuro de novos empreendimentos, os irmãos atuam unidos no Guloso do Shopping Germânia e no Guloso Pizzas, no Arroio Grande. Além disso, a família também administra o Guloso Truck, com opções de hambúrgueres e creps, e o Guloso do Shopping Santa Cruz, onde também instalaram o Restaurante Saboreares. Bons negócios tocados pela parceria de dois empresários que, além do sangue, compartilham da mesma vontade de oferecer qualidade aos clientes e novidades em forma de sabores. "Todos os dias queremos que o nosso buffet esteja bonito, com variedade e qualidade", salienta Alexandre.

Para o futuro, grandes projetos e mais conquistas. Assim como nas quadras de basquete, os irmãos Ferreiras pretendem sempre surpreender com certeiros lances e bons resultados. O desejo pela franquia, o projeto de um novo empreendimento Guloso e a vontade de levar o sabor da empresa para outras cidades. Sonhos na gaveta, mas jamais esquecidos, enquanto trabalham unidos para surpreender os clientes de Santa Cruz do Sul. Cidade onde cresceram, formaram famílias e aprenderam a investir. 


Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
Irmãos Ferreira em frente à unidade Guloso do Shopping Santa Cruz
Irmãos Ferreira em frente à unidade Guloso do Shopping Santa Cruz

Foto: Arquivo Pessoal
Primeiro espaço do Guloso no centro de Santa Cruz do Sul
Primeiro espaço do Guloso no centro de Santa Cruz do Sul