compartilhe >>

Prefeitura lança editais para construção de mais dois postos sustentáveis


Publicado 25/08/2020 19:48
Atualizado 25/08/2020 19:48

Geral   SUSTENTABILIDADE

Mais dois postos sustentáveis estão prestes a sair do papel em Santa Cruz do Sul. O prefeito Telmo Kirst autorizou nesta terça-feira (25), a publicação dos editais para construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e da Estratégia Saúde da Família (ESF) Viver Bem. Com essas, o município terá cinco obras de postos de saúde em andamento. Os editais serão publicados esta semana.

De acordo com o setor de Divisão de Licitações, a obra da UBS Central foi orçada em R$ 1.135.935,99. O prédio de 442,31 metros quadrados será erguido em uma área de 13.278,20 metros quadrados, situada na Travessa Walter Kern, sem número, próximo ao Novo Cemai. O prazo para conclusão da obra é de 11 meses, a contar da data de início. 

Já a ESF Viver Bem estará localizada dentro do residencial que leva o mesmo nome, no Bairro Dona Carlota. O prédio, também com 442,31 metros quadrados, será construído em uma área de 19.309,54 metros quadrados, na Rua Violeta, sem número. Conforme o setor de Divisão de Licitações, o valor foi orçado em R$ 1.014.787,90 e o prazo de conclusão é de dez meses. As duas obras contarão com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2), contratado junto à Caixa Econômica Federal (CEF), sem contrapartida do Município.

Os novos postos de saúde seguirão o mesmo modelo das unidades do Pedreira, Ana Nery/Figueira e Glória, com recursos que prezam pela sustentabilidade e ambientes humanizados e confortáveis. Os projetos são assinados pela arquiteta Karianne Pacheco. As unidades contarão com cisterna para captação e armazenagem de água da chuva, luminárias led, condicionadores de ar mais eficientes, janelas e aberturas amplas para melhor aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, horta para cultivo de plantas medicinais e total acessibilidade.


Foto: Divulgação/Secom
Prefeitura lança editais para construção de mais dois postos sustentáveis