Feed de Negócios
compartilhe >>

Gráfica Pale completa 20 anos


Publicado 26/08/2020 19:00

Feed de Negócios   FEED DE NEGÓCIOS

A Gráfica e Editora Pale completa 20 anos de atividades neste mês de agosto. Instalada num prédio próprio no centro da cidade de Vera Cruz, neste período teve um notável desenvolvimento, consolidando-se em nível regional como opção tanto para impressões de característica editorial quanto comercial.

Como prova de que uma dificuldade pode se transformar numa oportunidade de negócio, a Pale surgiu para que o jornal Arauto pudesse ser impresso em Vera Cruz. “Durante 14 anos nosso jornal foi impresso em Venâncio Aires e no período final buscávamos os exemplares, retirando-os às 5 horas da manhã. Em dias chuvosos, de neblina ou mesmo frios, era desgastante essa logística para que o jornal pudesse ser entregue aos assinantes no amanhecer. Numa dessas madrugadas complicadas, me ocorreu a ideia de transformar a dificuldade em oportunidade. Fiz os levantamentos necessários concluindo que a instalação de uma gráfica era viável, ainda mais se pudesse prestar serviços para outros jornais. E foi o que aconteceu”, recorda o diretor Luís Carlos Dhiel. Além de imprimir o Arauto, jornais de diferentes cidades gaúchas identificaram na Pale uma extraordinária possibilidade de impressão, sendo a gráfica reconhecida pela sua qualidade, preço e pontualidade na entrega dos exemplares.

Tal como qualquer empreendimento, a Pale surgiu modesta, com poucos equipamentos e com características de empresa familiar. “Como meu marido, o Luís Carlos, se envolvia diretamente com as atividades do jornal, acabei mergulhando de cabeça na operação da gráfica. Foi praticando que aprendi como se desenvolvia o trabalho e não raras vezes viramos noite para conseguir cumprir os prazos assumidos. Nossas filhas eram pequenas, brincavam em meio às máquinas, ajudavam no que podiam e dormiam em colchonetes que dispúnhamos na recepção. O período inicial foi bem trabalhoso”, recorda a diretora Marli Dhiel.

A empresa tem características familiares desde sua denominação. O nome “Pale” reúne as iniciais das filhas Patrícia e Letícia, sendo que ambas sempre estiveram muito integradas nessa história de sucesso. Hoje a Patrícia responde pelo Departamento de Criação e em parceria com a mana Letícia contribui para aperfeiçoar a comunicação com o mercado, atualizando as postagens nas redes sociais. Ambas herdaram o espírito empreendedor e há dois anos criaram a Txu Comunicação, pela qual atendem clientes de toda região.

Hoje a estrutura familiar também conta com Maurício Chagas, esposo da Patrícia, e que atualmente responde pelo gerenciamento operacional da Pale. Ele relata sua impressão positiva da empresa e sublinha a capacidade de separar a vida familiar da empresarial. “Embora de característica familiar, a gráfica possui eficiente estrutura gerencial respeitada por todos, com o cuidado para que os assuntos de trabalho não interfiram no convívio familiar”, revela Maurício.

Da atual equipe de trabalho, apenas dois funcionários haviam trabalhado em outras gráficas antes de ingressar na Pale. Os demais aprenderam o ofício na empresa. A diretora Marli sublinha a performance da equipe de trabalho. “Tivemos a felicidade de poder contar, nestes 20 anos de história, com profissionais dedicados que desejavam crescer com a empresa. É gratificante ver que na equipe temos pessoas que encontraram na Pale seu primeiro emprego e estão na empresa até hoje. Outros vieram de outras empresa e se identificaram tanto que permanecem conosco. Penso que isso justifica o sucesso alcançado”, avalia Marli.

Na condição de responsável pelas atividades atualmente desenvolvidas, Maurício Chagas acrescenta que a Pale sempre primou pela satisfação dos seus clientes, sem medir esforços tanto nos investimentos em equipamentos como no aprimoramento da equipe de trabalho. “A fidelização dos clientes nos orgulha, assim como é motivo de enorme satisfação a conquista de novos degustadores das impressões oferecidas”, diz Maurício. Ele acentua que a Pale possibilita impressões em qualquer quantidade. “Se um cliente quiser uma cópia ou milhares de impressões na Pale encontrará essa possibilidade, podendo enviar seu arquivo ou encomendar uma arte para que tudo esteja pronto no prazo pretendido e por um custo muito competitivo”, enfatiza Chagas, apontando ainda as diferentes possibilidades de acabamento.

Um vídeo produzido pela Txu Comunicação que está sendo disponibilizado em alusão aos 20 anos evidencia as razões do crescimento experimentado pela Gráfica Pale. Os testemunhos de membros da equipe de trabalho confirmam quanto o bom ambiente interno tem sido relevante para a satisfação pessoal e profissional de todos que se identificam com a empresa, permitindo acreditar que esse bom ambiente se reflete nos impressos produzidos.


Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
Família Dhiel, criadora da empresa
Família Dhiel, criadora da empresa

Foto: Divulgação
Antes e depois da Gráfica Pale
Antes e depois da Gráfica Pale