compartilhe >>

Semana Farroupilha em Santa Cruz deve ser adaptada por conta da pandemia


Publicado 23/08/2020 15:00

Covid-19   DIFERENTE

O som e as lembranças das comemorações de 20 de setembro este ano vão ficar na memória dos Gaúchos. Com a pandemia de coronavírus as comemorações devem ocorrer, mas de uma forma um pouco diferente, é o que projeta a presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), Rosangela Joquims. Segundo ela, a tradicional ronda pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) deve ocorrer mesmo com a pandemia, porém, cada instituição está se organizando para que as comemorações sejam feitas.

Quando questionada sobre como seriam as comemorações da data, Rosângela brincou: “A de 2021?”. No entanto, conforme ela, a Semana Farroupilha não passará em branco. “Todas as entidades farão atividades virtuais. Não vai existir a Semana Farroupilha como estamos acostumados. Em princípio, faremos lives para cada dia da semana, nas quais as entidades poderão contar um pouco da história. Sem dúvida, faremos uma homenagem” explica.

Ainda, de acordo com a presidente, em 2020 não haverá a geração de chama crioula. A centelha circulava pela cidade e era repassada a todas as entidades envolvidas com os festejos. Com isso, outra tradição deve passar em branco neste ano: os Cavaleiros da Integração não devem realizar a cavalgada para a busca da chama.

As entidades que organizam os Festejos Farroupilhas devem decidir até o final do mês de agosto de que forma serão realizados os eventos. Rosângela Joquims apenas adiantou que possivelmente cada entidade deva organizar uma transmissão ao vivo, mas não detalhou de que forma isso será feito. Reuniões ainda serão realizadas para definir os detalhes e só então a ATS divulgará a programação.


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Semana Farroupilha em Santa Cruz deve ser adaptada por conta da pandemia