compartilhe >>

Até novembro, pista do Lago Dourado deve estar duplicada


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/08/2020 06:08
Atualizado 11/08/2020 06:09

Geral   EM OBRAS

Há um ano e meio, o Lago Dourado deixou de ser frequentado por visitantes e atletas para receber as obras de implementação de um complexo turístico. A primeira etapa do projeto prevê ampliação da taipa e duplicação da pista de seis quilômetros no entorno do lago – com a melhoria, ciclistas e pedestres não terão que usar o mesmo trecho. Com o avanço dos trabalhos no local, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Cruz do Sul, Daniel Feuerharmel, acredita que esta fase estará concluída até novembro. 

Até o momento foram realizadas a terraplenagem da duplicação da pista, com melhoramento do solo após aplicação de cal, além da infraestrutura para rede elétrica em todo o perímetro. “Atualmente estão sendo feitas correções pontuais no subleito com aplicação de pedra rachão e já foi executada a base em uma extensão de três quilômetros. Além disso, estão sendo enleivados os taludes no entorno do Lago”, explica Daniel. Ainda nas melhorias desta primeira fase, o Secretário afirma que faltam concluir a base, imprimar e asfaltar a ciclovia, além do assentamento de meio fio e dispositivos de drenagem ao longo do perímetro, bem como a recapagem do asfalto da pista existente.

Na primeira etapa da obra estão previstas, ainda, áreas de descanso com banco e bebedouros e a implementação de um canteiro central. Além disso, para aumentar a segurança de frequentadores, após a execução das obras atuais, devem ser instaladas no local sedes da Guarda Municipal e da Brigada Militar. O custo das obras é estimado em R$ 10 milhões, com recursos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em contrato assinados com o Executivo em 2014.

SEGUNDA FASE
Na segunda parte das melhorias junto ao Lago Dourado estão previstas a construção de quadras esportivas, quiosques, playgrounds e instalação de sanitários. De acordo com Daniel, o cronograma de ainda não está definido, já que estas obras estão em fase de elaboração de projeto - com previsão de licitação de algumas etapas ainda em 2020. “Hoje, a licitação mais próxima de ser lançada é a dos sanitários”, frisa.  

QUANDO VAI REABRIR?
A data para a possível reabertura do Lago Dourado ainda é avaliada. “Além das atuais limitações pela pandemia, que impedem a utilização de locais como praças e parques, as condições de segurança do local - tendo em vista a movimentação de maquinários e veículos - podem colocar em risco a integridade dos frequentadores. Portanto, isso deve ser feito com cautela para que a melhor decisão seja tomada”, explica Daniel.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Duplicação da pista do Lago está entre as melhorias
Duplicação da pista do Lago está entre as melhorias