No primeiro semestre, casamentos diminuem 40% em Vera Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/08/2020 09:00

Geral   REFLEXOS DA PANDEMIA

Os eventos pararam. As comemorações de aniversário, de formatura e tantas outras também, assim como os casamentos. Sem possibilidade de comemoração com amigos e familiares, muitos adiaram o sonho do matrimônio. E os números da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais comprovam. Enquanto que no primeiro semestre do ano passado Vera Cruz realizou 35 casamentos civis, neste ano foram 20, o que representa queda de aproximadamente 40%. O mês de abril é o que mais chama a atenção, pois nenhum matrimônio foi realizado. Nas cidades de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol também não ocorreram casamentos no quarto do mês do ano, além de queda expressiva de registros no comparativo dos outros meses com 2019. Em Santa Cruz do Sul, a retração é ainda maior que na Capital das Gincanas. Nos seis primeiros meses de 2019, foram 199 casamentos. Neste ano, 99 - o que significa queda de 50%. Em Vale do Sol foram 13 casamentos no primeiro semestre de 2019 e oito neste ano. 

Conforme a registradora substituta do Cartório de Registros Públicos de Vera Cruz, Jeane Ines Weschenfelder, teve um período da pandemia que os prazos ficaram suspensos e os que já estavam habilitados previamente para casar tiveram que adiar as datas. Quando os prazos retornaram, o Cartório voltou a realizar casamentos, mas seguindo algumas normativas, sobretudo para evitar a propagação do coronavírus. “As cerimônias estão ocorrendo fora do horário de expediente externo, para evitar aglomerações, e apenas é possível a presença dos noivos, as duas testemunhas exigidas por lei, juiz de paz e servidor do cartório”, informa ela, ao comentar que em alguns casos os noivos preferiram aguardar a pandemia passar, mas que no geral não tem percebido redução dos casamentos a partir do momento que os prazos voltaram ao normal.

Na tabela é possível conferir os números. Em abril e maio, nenhum casamento ocorreu em Vera Cruz. Em junho já foram quatro, mesma quantidade realizada em junho do ano passado - o que denota uma (possível) volta da “normalidade”.


Foto Divulgação
Queda no número de casamentos é reflexo da pandemia
Queda no número de casamentos é reflexo da pandemia

No primeiro semestre, casamentos diminuem 40% em Vera Cruz