compartilhe >>

Escola de Vale do Sol distribui mudas de árvores às famílias


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 11/08/2020 09:00

Geral   EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

“Uma árvore é vida em si só e compartilha vida com seus frutos, seu abrigo, sua sombra.” A reflexão é da vice-diretora da Escola Municipal São João Batista, Simone Emmel, ao falar sobre a atividade diferente proposta aos 140 alunos de Educação Infantil ao Ensino Fundamental na semana passada. A ideia foi quebrar a rotina de entrega de papel com materiais para os estudantes e recebê-lo de volta. “Foi da necessidade de termos uma conexão mais humana com as famílias e também de reforçar nossos projetos voltados para o meio ambiente. Temos uma tradição de participação bem ativa dos pais e da comunidade nas atividades que a escola propõe, mas este ano, com o distanciamento, tivemos que nos reinventar”, completou Simone. Assim surgiu a proposta de distribuir mudas de árvores junto das tarefas convencionais de ensino.

Os educadores da escola de Formosa não imaginavam, porém, que a repercussão fosse imediata. Duas horas depois da entrega, o WhatsApp da escola não parava, de tantos registros e manifestações positivas. A estudante Daiani Rusch, do 9º ano, foi uma das que publicou nas redes sociais o plantio em seu pátio. “Achei muito legal, pois ganhamos a oportunidade de plantar a árvore e é bom, pois podemos ver ela crescer e depois pode nos dar frutos, pois quando estiver maior você poderá passar e ter orgulho que foi você que plantou, e ela vai ficar muito linda no seu pátio com aquele esverdeado”, refletiu a jovem. No último ano como aluna da escola, sendo ele tão difícil por causa do distanciamento, Daiani frisa que ficará a boa lembrança com esta atividade. “Vou olhar para a planta e me lembrar da escola”, declara.

Na casa da pequena Amanda Martin, de quatro anos, aluna da Educação Infantil, o plantio da árvore virou programação de Dia dos Pais, relata a mãe, Luana, que também é merendeira da Escola São João Batista, e o pai, Leandro. “Achamos a ideia maravilha, organizamos um evento para o plantio da muda. Combinei com minha filha e o restante da família de plantar a muda em um lugar onde possamos sentar na sombra no futuro e comer os frutos”, frisou Luana. Por isso, para marcar o domingo deste Dia dos Pais tão diferente, foi cultivada a árvore para celebrar a vida em família. 


Foto Divulgação
Plantio na família Martin foi no domingo de Dia dos Pais
Plantio na família Martin foi no domingo de Dia dos Pais

Foto Divulgação
Para Daiani, ação vai marcar último ano na escola
Para Daiani, ação vai marcar último ano na escola