compartilhe >>

Decreto impõe medidas mais restritivas em bares e restaurantes de Venâncio Aires


Publicado 04/08/2020 11:38
Atualizado 04/08/2020 17:05

Região   REGRAS

O aumento no número de casos de Covid-19 em Venâncio Aires, a intensa procura por atendimento no Hospital São Sebastião Mártir e a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI da casa de saúde levou a prefeitura a realizar alterações no decreto municipal. As mudanças foram anunciadas pelo prefeito Giovane Wickert, durante live na manhã desta terça-feira (4).

Dentre as novas medidas, que passam a valer a partir desta semana, estão uma restrição maior no setor de alimentos e bebidas. Estabelecimentos como restaurantes, bares e lanchonetes, devem utilizar o sistema inteligente do mapeamento da Covid-19, um aplicativo tem como finalidade mapear o fluxo da doença na cidade e irá auxiliar na identificação de possíveis casos. Além disso, a prefeitura irá estabelecer um tempo limite para as pessoas ficarem nos estabelecimentos, permitindo assim a rotatividade e evitando aglomerações.

Também será implementado o distanciamento de dois metros, tanto nas filas para entrar nos lugares, quanto entre as mesas, que poderão ter ocupação máxima de quatro pessoas com máscaras, tirando-a apenas para comer. Os estabelecimentos vão ter ainda que disponibilizar palitos de dente e temperos individuais, para que não haja contato, além de manter os locais abertos com ventilação natural.

O decreto ainda prevê a proibição de brinquedotecas e do consumo de bebidas em pé das pessoas nos bares, lanchonetes e restaurantes. Nos demais locais, como supermercados e farmácias, tenha e circulação de apenas um membro por família, exceto quem precisa de apoio. Caso contrário, a fiscalização dos locais podem barrar a entrada dessas pessoas.

O prefeito ainda ressaltou que a fiscalização será ampliada, contando com o apoio de outras secretarias e também da Brigada Militar. Em um primeiro momento, haverá uma instrução sobre as novas regras mas, se for preciso, os fiscais podem multar quem estiver descumprindo o que foi estabelecido. "Teremos uma fiscalização efetiva, principalmente a noite e aos finais de semana para que as aglomerações se dispersem. Esperamos que cada um colabore, pois a ação individual vai garantir resultados coletivos", disse Wickert.

Ainda, de acordo com o prefeito, haverá um mapeamento de pontos turísticos ao ar livre que estão sendo visitados, para que sejam isolados, como forma de evitar aglomerações.


Foto: Reprodução/Facebook
Decreto impõe medidas mais restritivas em bares e restaurantes de Venâncio Aires