compartilhe >>

"Faremos o que a legislação prevê" diz presidente sobre cobranças do MP a Câmara, quanto à Operação Fura-fila


Publicado 03/08/2020 18:36
Atualizado 03/08/2020 20:36

Política   NOVO CAPÍTULO

O assunto volta ao debate. Foi lido na sessão da Câmara de Vereadores de Vera Cruz desta segunda-feira, dia 3, um ofício encaminhado pelo Ministério Público (MP) a respeito da Operação Fura-Fila. O documento faz cobranças sobre posturas que o Legislativo local deve adotar daqui para frente em relação ao procedimento que denunciou oito pessoas, incluindo vice-prefeito, vereadores e secretários municipais de Vera Cruz há quase três anos.

Conforme o presidente da Câmara, Waldir Justmann, o ofício chegou à Casa na última sexta-feira, dia 31 de julho. A denúncia, com quase 400 páginas, esteve anexa e dá detalhes de como funcionaria o esquema que teria beneficiado munícipes em consultas e exames médicos, bem como facilitado a distribuição de material agrícola. “Hoje [segunda-feira] foi apenas a leitura. A partir desta terça que a Mesa Diretora irá analisar, junto ao jurídico da Casa, todos os trâmites futuros. Tudo será estritamente técnico. Faremos o que a legislação prevê”, comenta Justmann, ao lembrar da proximidade com o pleito eleitoral, sendo o avançar desse processo praticamente definidor nas candidaturas. “É cedo para qualquer nova colocação”, sublinha.

Conforme a assessoria jurídica da Câmara, a promotora Maria Fernanda Cassol Moreira, do MP de Vera Cruz, enviou o ofício informando dos dois ajuizamentos de ações contra os denunciados: uma de improbidade administrativa e outra de ação penal. “Essa foi a primeira vez que o Ministério Público informou oficialmente a Câmara de Vera Cruz a respeito da denúncia. Cabe agora a Mesa Diretora dar andamento ou não ao processo”, destacou o advogado Marcelo Luis Schmidt, que responde pela assessoria da Casa.

O Fura-fila

Em 5 de dezembro de 2017, uma força-tarefa vistoriou a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, Secretarias Municipais e diversas residências em Vera Cruz, com o intuito de encontrar provas que sustentassem um suposto esquema de beneficiamento de munícipes, seja em exames e procedimentos médicos ou na distribuição de material agrícola. Na época foram afastados o vice-prefeito, dois vereadores, dois secretários, quatro servidores da Câmara e uma servidora da Saúde.

RELEMBRE: Operação do MP afasta vice-prefeito, secretários e vereadores de Vera Cruz


Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
"Faremos o que a legislação prevê" diz presidente sobre cobranças do MP a Câmara, quanto à Operação Fura-fila