compartilhe >>

Governo argentino é alertado sobre quarta nuvem de gafanhotos


Fonte: G1
Publicado 02/08/2020 08:56
Atualizado 02/08/2020 08:58

Geral   MAIS UMA?

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), monitora uma quarta nuvem de gafanhotos na cidade de Salta. Segundo o órgão, o alerta foi feito por um produtor na sexta-feira (31).  O governo argentino ainda não tem informações sobre o tamanho dessa quarta nuvem. 

Os relatórios da entidade apontam que ainda há um pequeno rescaldo da nuvem extinta junto ao Uruguai. “Entretanto, o tempo quente e os fortes ventos devem favorecer deslocamentos das duas nuvens em Formosa, rumo ao Chaco e Salta, enquanto outro grupo de insetos se aproxima pela fronteira com Bolívia e Paraguai”, afirma.

Chegarão ao Brasil?

Apesar do tempo mais quente favorecer o voo dos gafanhotos, a tendência por enquanto é de que eles não rumem para o Brasil. Isso porque a previsão até a próxima semana é de que o vento no norte argentino siga soprando para oeste. Ao mesmo tempo em que os insetos remanescentes da nuvem na fronteira Argentina Uruguai não oferecem mais risco ao país.

Mesmo assim, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), do Rio Grande do Sul segue a prontidão dos pelo menos 70 aviões colocados à disposição nas áreas de fronteira do Estado, para o caso de necessidade de se combater alguma nuvem.

*Com informações do portal G1 e Canal Rural


Foto: Divulgação/Senasa
Quarta nuvem estaria acima da província de Salta
Quarta nuvem estaria acima da província de Salta