compartilhe >>

Brigada Militar alerta para golpe praticado na região


Publicado 29/07/2020 15:59
Atualizado 29/07/2020 16:04

Polícia   ATENÇÃO

A Brigada Militar emitiu na tarde desta quarta-feira (29) um alerta para golpes que estão sendo aplicados no Vale do Rio Pardo. Há registros do estelionato no interior de Santa Cruz do Sul e em outros municípios da região.

Segundo a BM, o golpe inicia com um convite de amizade e troca de mensagens, através de redes sociais ou aplicativos de mensagens eletrônicas. O estelionatário sugere a troca de fotografias com imagens íntimas, e após o recebimento passa a fazer ameaças e extorsões. Ainda segundo a Brigada, em alguns casos, o estelionatário afirma que o homem será processado ou preso.

Outra tática dos criminosos refere-se a alvos casados. O golpista ameaça expor as fotografias e a troca de mensagens para a esposa da vítima. É uma forma de tentar convencer os alvos a depositarem os valores exigidos. A Brigada Militar reforça que as vítimas não forneçam dados pessoais e não depositem a quantia solicitada pelos golpistas.

A orientação é informar o ocorrido ao telefone de emergência 190 e efetuar um registro junto ao órgão policial com os dados informados pelos golpistas, a fim de identificá-los.

Como não cair no golpe

  • Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência;
  • Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis e/ou prefixos telefônicos desconhecidos;
  • Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger;
  • Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.

Foto: Divulgação/Agência Brasil
Brigada Militar alerta para golpe praticado na região