Inicia testagem em massa da população em Venâncio Aires


Por: Portal Arauto
Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
Publicado 27/07/2020 16:25
Atualizado 27/07/2020 16:32

COVID 19 Região   COVID-19

As profissionais do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Venâncio iniciaram na manhã desta segunda-feira (27), a capacitação e a testagem dos profissionais das unidades básicas de saúde do Município. Ao longo da semana, todos os postos receberão a visita das técnicas de enfermagem, que orientam os responsáveis pelos locais sobre a realização dos testes rápidos, que estarão à disposição da comunidade na próxima semana. Além das informações, das testagens dos profissionais, também está sendo feita a entrega dos kits nas respectivas unidades. Cerca de 300 profissionais devem ser testados ao longo desta semana.

Os grupos de risco, sintomáticos e suspeitos de estarem com o vírus poderão procurar os postos de saúde para realizarem os testes rápidos a partir da próxima segunda-feira (3). Já no sábado (8), no Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, no Pavilhão Sebastião Mártir, das 8h às 16h, será realizado o Dia D de testagem. Além deste, outros pontos estratégicos serão montados e organizados para atender a comunidade. Equipes volantes, formadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem, estarão atuando nas localidades do interior. Oito enfermeiros e oito técnicos de enfermagem estão sendo contratados para reforçar o grupo de profissionais que atuará nas ações. Na segunda-feira (10), os testes estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde e Pontos Estratégicos para a população em geral.

O primeiro lote conta com 15 mil testes. Conforme a demanda, o Município deverá realizar a compra de mais kits. “Esta testagem precisa seguir alguns critérios e protocolos, por conta de organização. Por isso, definiu-se por iniciar por quem está na linha de frente e vai realizar a aplicação dos testes, que são os profissionais de saúde da nossa rede", explica o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber.

PESQUISA CISVALE/UNISC

Também no próximo fim de semana, nos dias 1º e 2 de agosto, inicia a pesquisa de prevalência de SARS-CoV-2 (Coronavírus) a partir da aplicação de testes rápidos na população dos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).

Serão quatro finais de semana, sendo que em Venâncio serão aplicados 200 testes em cada um. Com isso, a pesquisa no município contará com a participação de 800 pessoas, que serão escolhidas de forma aleatória, em casas e estabelecimentos. No município serão 17 profissionais que atuarão na coleta. A segunda rodada está programada para os dias 15 e 16 de agosto. No total, nos 14 municípios serão cinco mil testados. 

Profissionais dos postos que atuarão na aplicação dos testes rápidos estão sendo testados e capacitados ao longo desta semana
Profissionais dos postos que atuarão na aplicação dos testes rápidos estão sendo testados e capacitados ao longo desta semana (Foto: Vanessa Behling/AIPMVA)
Profissionais dos postos que atuarão na aplicação dos testes rápidos estão sendo testados e capacitados ao longo desta semana
Profissionais dos postos que atuarão na aplicação dos testes rápidos estão sendo testados e capacitados ao longo desta semana (Foto: Vanessa Behling/AIPMVA)