compartilhe >>

Arauto Saúde: a importância de prevenir e diagnosticar a perda auditiva


Fonte: Grupo Arauto
Publicado 25/07/2020 08:00
Atualizado 25/07/2020 08:08

Geral Vídeos Arauto Saúde   PARA OUVIR BEM

Quem sofre com a perda auditiva sabe o quanto isso incomoda e dificulta a interação com familiares e amigos. Por isso, no Arauto Saúde desta semana, a fonoaudióloga Taissane Rodrigues Sanguebuche destaca a importância de prevenir e diagnosticar o problema, bem como sobre os avanços em aparelhos auditivos disponíveis e que contribuem para a melhora na qualidade de vida dos pacientes. 

Segundo a profissional, os cuidados preventivos da perda de audição iniciam cada vez mais cedo. Dessa forma, todo o bebê quando nasce passa por um rastreio auditivo. Mesmo assim, ela frisa que ao longo da vida a atenção à saúde auditiva deve permanecer e como dica sugere que sejam incluídos os exames de audição nos checapes anuais. “Assim é possível analisar o surgimento e a progressão de uma perda auditiva”, frisa. Outra sugestão importante da fonoaudióloga é sobre os fones de ouvido. Segundo ela, deve-se fazer uso por até uma hora por dia e sem ultrapassar a metade do volume máximo permitido pelos aparelhos sonoros.  

No diagnóstico da perda auditiva, Taissane salienta que geralmente são os familiares que percebem o problema, através de sinais como pedidos insistentes para repetir o que foi dito ou o aumento do volume da televisão. Outro sinal, conforme a profissional, é o zumbido ou ruído no ouvido. “Ao menor sinal de dificuldade para ouvir, procure um profissional. Hoje existem modernos aparelhos que são mais discretos ou potentes e que podem ser usados para diferentes tipos e graus de perda auditiva”, explica ao citar, ainda, que alguns aparelhos podem ser carregados na tomada, ao invés de funcionar à bateria. 


Foto: divulgação
Arauto Saúde: a importância de prevenir e diagnosticar a perda auditiva