Lojistas pedem agilidade em obra do calçadão de Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Publicado 24/07/2020 14:23
Atualizado 24/07/2020 15:05

Geral   MARECHAL FLORIANO

Comerciantes de Santa Cruz do Sul cobram mais agilidade da Prefeitura na obra do calçadão da Rua Marechal Floriano. Segundo o empresário Lauro Mainardi Júnior, que nesta sexta-feira (24) gravou um vídeo questionando a situação, sua reivindicação representa a opinião dos demais lojistas que, assim como ele, precisam se adaptar com as intervenções. "Sabemos que irá deixar a cidade mais bonita, mas precisamos de mais celeridade. É preciso dar prioridade para a obra", destaca.

Segundo ele, o trecho em que foram retirados os paralelepípedos entre as Ruas Borges de Medeiros e 28 de Setembro não recebe o serviço há uma semana, mesmo com os dias de tempo firme. "Essa obra poderia ocorrer de forma ainda mais fracionada, por etapas. De 20 em 20 metros, por exemplo, a fim de não prejudicar o trânsito e o estacionamento. Agora, voltará a chover e irá virar um lodo, o que prejudica o comércio, que já sofre com a pandemia", comenta. 

A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a Progetto Sul Ltda., de Lajeado, vencedora da licitação. De acordo com a empresa, que realiza outra frente de trabalho entre as Ruas Tiradentes e Galvão Costa, a retirada dos paralelepípedos na outra quadra ocorreu após indicação da prefeitura. Segundo o secretário de Comunicação, Luiz Fernando Iser, a obra no trecho não foi possível, mesmo com o tempo firme, porque o solo ainda estava úmido para os trabalhos. "Temos que esperar secar. Dependemos do clima. Por isso, por enquanto, colocamos brita no trecho para facilitar o acesso dos comerciantes. É uma situação em que é necessário se adaptar", afirma.

A obra de revitalização e ampliação do calçadão abrange o trecho existente entre a Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos, nas imediações da Catedral São João Batista, até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante. O valor estimado da contratação é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/Pimes, e contrapartida da Prefeitura.


Foto: Portal Arauto
Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul
Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul