compartilhe >>

Prefeitura de Rio Pardo adota Bandeira Vermelha


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 21/07/2020 06:39
Atualizado 21/07/2020 07:06

Covid-19   ALTO RISCO

A Prefeitura de Rio Pardo decidiu adotar regras de Bandeira Vermelha no município. Com isso, novas restrições serão divulgadas nesta terça (21), e passarão a valer a partir da publicação de Decreto Municipal nesta quarta (22). A decisão ocorreu em reunião entre Poder Público e o Comitê Operativo de Emergência (COE). No encontro foi feita uma breve retrospectiva do final de semana, sobre a classificação da Região do Vale do Rio Pardo (R28) em alto risco para disseminação do coronavírus e os índices na cidade, que foram determinantes para este quadro.  "Já tínhamos em mente a grande responsabilidade que teríamos em mãos em nos mantermos em bandeira vermelha. Este é o momento de encararmos de frente a necessidade do enfrentamento à proliferação do vírus na cidade”, disse Rosane Rocha.

Na manhã de ontem, juntamente com o Procurador Municipal, Hamilton Silveira e a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ruth Rodembusch Lemes, a administração municipal reuniu-se com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS) e representantes do comércio local, que solicitaram ao município que entrasse com o recurso para manter o comércio aberto. A Prefeita Rosane disse que não teria argumentos técnicos para viabilizar esta ação. 

O Secretário Municipal de Saúde, Volnei Jost, alertou para que olhar da comunidade não seja limitado apenas aos casos das duas unidades da casa geriátrica, pois os números de positivados estão se acumulando em diversos setores. “O vírus já é uma realidade que está dentro dos nossos lares. A equipe de retaguarda da saúde também está sendo atingida. Nove profissionais de saúde já se contaminaram e isto também reflete no atendimento à comunidade, pois os que permanecem na linha de frente de trabalho estão ficando sobrecarregados. Nosso posicionamento é para que vidas sejam salvas”, salientou Volnei. 

Classificação poderá ser revista

O Decreto Municipal que entrará em vigor na quarta-feira (22) poderá ser revisto, caso haja efeitos positivos nesta primeira semana de avaliação. Segundo o Comitê Operativo de Emergência (COE) de Rio Pardo, um novo encontro previsto para segunda-feira (27) avaliará os números para viabilizar a flexibilização de normativas mais brandas ou manter o município com a classificação de Bandeira Vermelha até o final do prazo de 15 dias, conforme o calendário do Governo do Estado. Os próximos dias serão decisivos para que se possa desenhar um novo panorama.

 


Foto: Augusto Barros / Arauto FM
Prefeitura de Rio Pardo adota Bandeira Vermelha