Intervenções para obras do Calçadão bloqueiam outro trecho da Marechal Floriano


Por: Portal Arauto
Publicado 20/07/2020 18:29
Atualizado 20/07/2020 18:41

Geral   SANTA CRUZ

Com as temperaturas na casa dos trinta graus ao longo desta semana e tempo seco, pelo menos até quinta-feira, conforme as previsões meteorológicas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu acelerar a obra de revitalização do calçadão da Rua Marechal Floriano. Nesta segunda-feira (20) mais uma frente de trabalho deu início às intervenções na quadra entre as ruas 28 de Setembro e Borges de Medeiros. Com isso serão duas quadras em execução, a outra entre as ruas Tiradentes com a 7 de Setembro, em fase mais adiantada.

A primeira parte dos trabalhos nesta segunda quadra consiste na readequação da rede hídrica  e o esgotamento pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Na sequência a empresa fará a retirada dos paralelepípedos para utilização da prefeitura em outras ruas. Após será executada a rede pluvial e a pavimentação por bloquetes intertravados. Só depois dessa fase será construído o novo passeio público, com pedra de basalto cerrado.

Concomitante a isso prosseguem as intervenções na quadra entre as ruas Tiradentes e 7 de Setembro, iniciadas em 26 de junho. O período prolongado de chuvas entre junho e julho acabou atrasando os trabalhos e interrompendo as atividades em dois momentos. O prazo de oito meses para a finalização da obra, no entanto, está mantido. “Por determinação do Prefeito Telmo estamos agilizando a obra. Nosso objetivo é minimizar os transtornos à comunidade neste período e entregar o quanto antes um novo cartão-postal para os santa-cruzenses”, disse o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Daniel Feuerharmel.

A pavimentação ao longo de todo o trecho vai acompanhar uma tendência mundial de humanização de espaços públicos. Além do aumento nas dimensões do calçadão, o projeto contempla o ajardinamento da via, que ganhará bancos, floreiras e um pergolado de madeira com assentos e iluminação. As rampas de acesso ficarão mais amplas e serão instalados postes galvanizados com luminárias LED e novos arcos metálicos com lâmpadas coloridas.

O estacionamento universal deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e carga e descarga. Também as rampas de acesso ficarão mais amplas para proporcionar mais conforto e segurança aos usuários.

A obra de revitalização e ampliação abrange o trecho existente entre a Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos, nas imediações da Catedral São João Batista, até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante. O serviço está sendo executado pela empresa Progetto Sul Ltda., de Lajeado, vencedora da licitação. O valor estimado da contratação é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/Pimes, e contrapartida da Prefeitura.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação/Secom


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação/Secom


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação/Secom