compartilhe >>

Rio Pardo tem mais um surto de coronavírus em Casa Geriátrica


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 17/07/2020 20:47
Atualizado 17/07/2020 21:04

Covid-19   EM ALERTA

Na tarde desta sexta-feira (17) houve a confirmação de novos casos positivos de coronavírus em Rio Pardo. De acordo com a Prefeitura, trata-se da segunda unidade da mesma Casa Geriátrica onde os primeiros casos do surto no município foram registrados. Dos 15 residentes, 14 tiveram seus exames confirmando a doença. Desta Instituição de Longa Permanência de Idosos, um senhor de 79 anos, veio a falecer na tarde de ontem (16) e outra senhora permanece internada no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo. Os demais idosos seguem assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas de Covid-19. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que desde o início da semana, quando o primeiro caso foi confirmado no local, reuniu-se com os gestores da geriatria e com a equipe da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde para buscar alternativas com o intuito de amenizar a proliferação do contágio. Na ocasião, o novo secretário da pasta no município, Volnei Jost, inteirou-se da situação e organizou a equipe para que as diretrizes orientadas pela 13ª CRS fossem cumpridas. Entre elas, um novo Plano de Contingência elaborado pela Casa Geriátrica, a designação de um profissional de enfermagem para cada uma das clínicas e maior restrição no trânsito de funcionários entre uma unidade e outra. Além disto, houve a exigência de monitoramento diário realizado por um médico, a fim de avaliar os 13 residentes positivados. Ao sinal de qualquer sintoma da doença, os pacientes serão encaminhados imediatamente ao hospital onde realizarão exames de imagem para avaliar a progressão dos casos. 

Segundo Volnei Jost, o monitoramento das equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica também está sendo diário, inclusive neste sábado (18), será feito o acompanhamento dos idosos. “O foco do trabalho sempre foi a prevenção, mas a partir do contágio, nosso olhar se volta para o cuidado com os sintomas”, disse. A Secretaria Municipal de Saúde irá acatar qualquer decisão que a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde impuser em relação à instituição geriátrica, contudo afirma que as avaliações constantes estão sendo realizadas.

Bandeira Vermelha – Foi divulgada no final da tarde desta sexta-feira o mapa preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. A região do Vale do Rio Pardo (R28), da qual o município faz parte, ficou com Bandeira Vermelha, integrando os 90% do território gaúcho com alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos.
O agravamento da pandemia fez com que a Prefeitura Municipal tomasse a decisão de não entrar com recurso para rebaixar a classificação para manter-se em Bandeira Laranja, como fez na última semana. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (20) e entram em vigor a partir de terça, dia 21 de julho.


Foto: Agência Brasil/ Divulgação
Rio Pardo tem mais um surto de coronavírus em Casa Geriátrica