Arauto Saúde: quais cuidados as gestantes devem ter durante a pandemia


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/07/2020 07:59

Geral Arauto Saúde   PARA UMA BOA GRAVIDEZ

A pandemia mudou rotinas e tem exigido cuidados importantes com a saúde. Para as gestantes, essa atenção precisa ser ainda maior, pensando também nos bebês. Dessa forma, a convidada do Arauto Saúde desta semana, médica ginecologista e obstetra Ana Selma Bertelli Picoloto, alerta às futuras mamães sobre a importância de manter o pré-natal e de dar à luz em um ambiente seguro. Já para aquelas que pensam em engravidar, Ana, que é presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), tem uma dica importante: “ainda não sabemos se o coronavírus afeta o desenvolvimento do feto, se causa algum tipo de má formação ou dano ao bebê. Por isso, se você está tentando engravidar, mas pode esperar por esse momento, faça isso. É mais seguro para você e para seu bebê”, aconselha. 

Segundo a profissional, há algumas evidências de que o bebê pode ser infectado pelo coronavírus no útero da mãe. Assim, frisa a importância das grávidas lavarem as mãos constantemente, utilizarem álcool em gel e máscara, tendo o cuidado na hora de manuseá-la. Outra recomendação é para que não deixem de frequentar as consultas de pré-natal, a menos que o médico tenha orientado a não ir, em caso de estar com sintomas, por exemplo. “Grávidas que não têm sintomas ou não estão gripadas devem continuar seu pré-natal, ir às consultas e realizar os exames, pois eles diagnosticam doenças que são possíveis de tratar, sem causar danos ao bebê”, acrescenta. 

E para as mulheres que estão próximas de realizar o parto, a doutora pede que não pensem em dar a luz fora dos hospitais por medo de se contaminar com o coronavírus. “O parto fora do hospital é muito inseguro, pode deixar sequelas ou causar a morte do bebê. As maternidades estão preparadas e adotando as medidas necessárias para evitar a contaminação. Não pense em arriscar esse momento tão bonito e esse amor tão grande que a mãe tem pelo bebê por motivos como esse. Tenho certeza que fazendo tudo da maneira correta, as mamães vão poder segurar seus bebês no colo com muita alegria”, completa. 

 


Foto Divulgação