compartilhe >>

Bruna Molz sugere convênio para conversão de veículos de tração animal em bicicletas


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 17/07/2020 06:50
Atualizado 17/07/2020 06:50

Política   LEGISLATIVO

A vereadora Bruna Molz (Republicanos) ingressou com expediente na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na qual indica que o município celebre um convênio com empresas públicas ou privadas e cooperativas de reciclagem de lixo, para adquirir as bicicletas conhecidas como Ciclolix.

Segundo a vereadora, que é defensora da causa animal, tendo em vista que a lei que cria o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal, e proíbe a partir do dia 10 de outubro deste ano a circulação de carroças no centro da cidade, a ideia é possibilitar uma alternativa para as pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis. Além disso, conforme Molz, a medida irá resguardar a saúde e o bem-estar dos animais que sofrem com esse tipo de trabalho, já que nos bairros o prazo é de nove anos a contar vigência da lei. “Temos como exemplo o município de Canoas que lançou o projeto “Bikeco” que integra o programa Canoas Sem Carroças. A Coopcamate recebeu dez bicicletas ecológicas acopladas em gaiolas onde serão armazenados os resíduos recicláveis coletados no município”, cita.

Outro exemplo, segundo ela é a cidade de Maceió, que distribuiu Ciclolix para os catadores de lixo, o qual carrega até 450 quilos e acompanha estepe, bomba de pneu, amassador de latas e um kit para proteção do sol, que inclui bolsa de guidão, duas camisas com proteção UV, dois chapéus com proteção para a nuca, dois pares de luvas e trava. 

Conforme consta na lei Nº 7646, todas as famílias de catadores deverão ser cadastradas e, com isso, segundo a vereadora Bruna Molz, o município consegue ver quantas bicicletas serão necessárias, livrando assim os cavalos das carroças que na maioria das vezes estão famintos, exaustos e com sede. “Trata-se de uma iniciativa muito interessante e que vem ao encontro do início da proibição dos veículos de transporte animal no município. Em outras cidades estas bicicletas foram uma iniciativa muito interessante e acredito que um convênio para a implantação deste tipo de veículo aos catadores seria muito bem recebida”, citou. A indicação será votada na próxima sessão


Foto: Divulgação
Bruna Molz sugere convênio para conversão de veículos de tração animal em bicicletas