compartilhe >>

Médica dá dicas de como enfrentar o calorão sem ficar doente


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 18/07/2020 11:30
Atualizado 18/07/2020 16:37

Geral   HAJA SAÚDE

O frio registrado ao longo da semana vai dar espaço ao calorão neste fim de semana, já que no sábado e domingo, a temperatura máxima pode chegar aos 30ºC. O fato é que com o sobe e desce nas temperaturas, os cuidados com a saúde não podem ficar de lado. Isso porque, conforme a médica clínico-geral, Débora Didone Rossato, essa instabilidade pode desencadear uma série de doenças respiratórias. “Elas podem ocorrer tanto nas vias aéreas superiores, que desencadeiam as chamadas “ites”, como amidalite, renite e sinusite, bem como nas vias inferiores, causando bronquite, pneumonia e enfisema pulmonar”, alerta a profissional, que cita também a gripe e o resfriado como efeitos da exposição às diferentes temperaturas. 

Entre as dicas para evitar tais problemas, a médica diz que é preciso ingerir líquido, principalmente água. “Além disso, manter alimentação equilibrada, com frutas e verduras, não compartilhar objetos, bem como evitar aglomerações e lavar as mãos”, explica. “São medidas que já conhecemos e que valem também na prevenção do coronavírus”, completa. 

Para aqueles que sofrem frequentemente com renite e sinusite, Débora alerta para lavar as roupas - principalmente os casacos guardados muito tempo no armário - antes de usar, evitando que os ácaros desencadeiem novas crises. Por falar em roupas, a médica lembra que quando o clima mudar nos próximos dias, o ideal é usar peças adequadas à temperatura. “Os dias vão ser quentes e vão exigir roupas leves, mas não se pode esquecer que à noite pode esfriar, pedindo um agasalho”, salienta.  


Foto: Divulgação
Entre as dicas, médica recomenda beber muita água
Entre as dicas, médica recomenda beber muita água