compartilhe >>

Semana a semana, veja o avanço da Covid-19 em Santa Cruz do Sul


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 14/07/2020 20:43
Atualizado 14/07/2020 20:43

Geral   ANÁLISE

Já se passaram 14 semanas desde que Santa Cruz do Sul registrou o primeiro caso positivo de Covid-19, confirmado em 5 de abril. Desde então, semana a semana, o avanço da doença no município têm sido monitorado pela Saúde, bem como acompanhado pela população através da divulgação na imprensa e nas páginas oficiais da Prefeitura. Além de alertar sobre a incidência dos casos, esses dados são importantes indicadores para a tomada de medidas preventivas. Dessa forma, a reportagem do Nosso Jornal fez um levantamento (confira no gráfico no fim da página) e uma análise das últimas 14 semanas  - levando em conta sempre os dados de segunda-feira - para entender como a doença tem se comportado no município. 

Ao analisar os dados, um dos primeiros fatores que chama a atenção é o crescimento no número de casos registrados no dia 11 de maio, em comparação com 4 de maio - quando subiu de nove positivos para 46. O aumento nos índices teve relação direta com o surto em uma clínica geriátrica, informado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 10 de maio. No episódio, pacientes, funcionários e prestadores de serviço do local testaram positivo para a doença. Dos 46 casos registrados naquela segunda-feira, dia 11, 24 eram de moradores de Santa Cruz que tinham relação com a clínica. Além disso, a primeira morte de um morador do município por Covid-19, confirmada pela Prefeitura em 11 de maio, foi de uma mulher de 67 anos, também interna da residência geriátrica.  

Anteriormente ao dia 11 de maio, os casos confirmados de coronavírus tinham crescimento mais lento se comparado com os índices depois dessa data. Nas semanas do dia 13 e 27 de abril, por exemplo, o número de novos casos foi zero. No entanto, situação diferente foi registrada nas semanas seguintes, sempre tendo casos positivos. As maiores altas foram nas semanas do dia 6 e 13 de julho, com aumento de 29 novos casos cada, seguido da semana do dia 29 de junho, com 26. A semana com o menor aumento de casos desde que o Distanciamento Controlado está em vigor no Estado foi a do dia 15 de junho, com quatro novos registros. Até a segunda-feira, dia 13, o município tinha registrado 216 casos confirmados. Destes, 158 estão recuperados. Apenas uma pessoa morreu.

DISTANCIAMENTO CONTROLADO
Foi na semana do dia 11 de maio, ainda, que passou a valer o modelo de Distanciamento Controlado do Estado, no qual a região de Santa Cruz do Sul se classificou como bandeira laranja nas duas primeiras rodadas. Na terceira, a região teve nível de restrição reduzido para a amarela, permanecendo assim na quarta rodada. Santa Cruz se classificou ainda como risco baixo de transmissão do vírus na sexta e na sétima semana. Nas demais permaneceu com risco médio, classificação que permanece até hoje.

Confira o gráfico abaixo.


Gráfico: Jornal Arauto
Semana a semana, veja o avanço  da Covid-19 em Santa Cruz do Sul